Câmara Municipal de Manaus promove 5ª Semana do Meio Ambiente

Câmara Municipal de Manaus promove 5ª Semana do Meio Ambiente

Amazonas Brasil Manaus Meio Ambiente Política
Mesa redonda, palestra, exibição de filmes e distribuição de plantas medicinais e frutíferas farão parte dos três dias de evento

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai promover uma programação temática, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, próxima quarta-feira. O evento, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de junho, será para o público externo, servidores e colaboradores da CMM e inclui mesa redonda, palestra com professores e pesquisadores, exibição de filmes, distribuição de plantas medicinais e frutíferas, entre outras atividades.

Com o tema “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, a 5ª Semana do Meio Ambiente tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de atitudes voltadas para um ambiente sustentável e uma gestão inteligente dos resíduos produzidos no ambiente de trabalho e também em casa.

“A Semana do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus tem o propósito de lembrar que o ser humano é natureza, que pode escolher desprezar a sua origem ou fazer parte da geração ‘restauração’. Venha participar da 5ª Semana do Meio Ambiente”, convidou Sílvio Cesar Rodrigues, coordenador da Gestão Integrada da CMM.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Caio André (União Brasil), o envolvimento da população é importante para defender e preservar os bens ambientais bem como a saúde das futuras gerações.

“A Semana do Meio Ambiente de 2024 também será importante por ser um evento prévio à realização da COP29, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima. É uma oportunidade de conscientização para evitar, ou minimizar, os impactos de eventos extremos, tais como a seca histórica do ano de 2023, fazendo-nos perceber que o processo de desertificação não é impossível, bem como as chuvas intensas que acontecem no Rio Grande do Sul”, ressaltou Caio André.

Certificação – A CMM possui, desde o ano 2015, a certificação na Norma ISO 9001 (gestão em processos); e desde 2016 na Norma ISO 14001 (gestão ambiental).

Dentre as ações adotadas na Casa Legislativa e que envolvem todos os servidores, estão a coleta seletiva, a coleta de pilhas e eletrônicos, reutilização da água da chuva, torneiras equipadas com dispositivos que reduzem o desperdício de água, luzes com sensor de movimento, painéis solares e geradores de energia.

A CMM ainda atua na conscientização dos servidores que são orientados a trazer copos de sua casa ou a adotar um copo descartável por dia. A redução do uso do papel também está entre as ações da Casa Legislativa que passou a adotar o sistema Câmara Digital para a tramitação de documentos de forma online.

Foto: Divulgação Dicom/CMM