Feira do Empreendedor – A programação acontece até o dia 21 de setembro com atrações musicais, gastronomia, exposição de produtos e serviços empresariais.
Inicia a partir das 13h desta quinta-feira (19), no Sesi Clube do Trabalhador, a nova edição da Feira do Empreendedor 2024 em Manaus. O evento idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) tem o propósito de conectar os empreendedores e possíveis donos de negócios ao universo de tendências do mercado, que envolve desde a sustentabilidade na Amazônia à preocupação com as pautas climáticas, além de serviços de capacitação e consultorias especializadas. O visitante que for ao local encontrará uma programação diversificada que reúne atrações musicais, gastronomia, exposição de produtos e serviços empresariais.
Ao todo, serão 5 eixos temáticos denominados como Habilidades Empreendedoras, Sustentabilidade, Inovação, Inclusão e Diversidade e Finanças e Investimentos, que estão divididos em 7 arenas distribuídas em uma área de quase 9.000m2.
A megaestrutura vai compor mais de 100 stands, cerca de 200 serviços entre atividades, oficinas e palestras, além de rodadas de negócios, caravanas de empreendedores, conexões e networking.
Programado para acontecer até o dia 21 de setembro, das 13h às 21h, a FE24 terá estacionamento gratuito no Dom Bosco Pró-Menor, na Av. Cosme Ferreira, Zumbi. No espaço, haverá rotas para fazer o translado de forma simultânea dos visitantes até o local do evento. Para viabilizar o credenciamento, os interessados devem se inscrever pelo site feiradoempreendedoram.com.br.
Feira do Empreendedor 2024 expõe produtos de agricultores familiares e comunidades indígenas da Amazônia com apoio da GIZ e SEBRAE-AM
Entre os dias 19 e 21 de setembro Manaus está sediando a Feira do Empreendedor 2024 (FE24) do SEBRAE Amazonas, que conta com um espaço dedicado à bioeconomia e à valorização de produtos da sociobiodiversidade amazônica. Um dos destaques da feira é a participação de associações e cooperativas de agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais, apoiadas pelo projeto “Bioeconomia e Cadeias de Valor”, uma iniciativa da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o SEBRAE Amazonas.
Com o tema “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação”, a FE24 visa promover o empreendedorismo no estado, com o projeto de sociobiodiversidade diretamente conectado ao evento. A feira está sendo realizada no Sesi Clube do Trabalhador, localizado na Avenida Cosme Ferreira, São José I, com funcionamento de 13h às 21h.
O projeto “Bioeconomia e Cadeias de Valor” tem fortalecido agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais, com o objetivo de melhorar a gestão, o acesso a mercados e o desenvolvimento de produtos, além de aprimorar políticas públicas que ampliem a comercialização e utilização de produtos da sociobiodiversidade amazônica.
Para o assessor técnico da GIZ, Carlos Demeterco, as instituições têm promovido ações que fortalecem cadeias produtivas importantes na região, como as do guaraná, pirarucu de manejo, cacau nativo, açaí, meliponicultora e castanha. “Desde 2022, com o apoio do SEBRAE, conseguimos fornecer suporte técnico e estratégico a essas associações e cooperativas visando potencializar a participação delas em eventos como a Feira do Empreendedor”, reforça Demeterco.
Fortalecimento de negócios sustentáveis
A parceria entre a GIZ, o MDA e o Sebrae-AM têm como uma de suas metas possibilitar que essas comunidades participem de espaços de comercialização, para que as cooperativas não apenas vendam seus produtos, mas também se conectem com possíveis compradores e investidores, ampliando suas redes de contatos e demonstrando a importância econômica e ambiental dos seus negócios.
Entre os produtos que estão sendo expostos está o guaraná de Maués, castanha-do-brasil de Beruri, açaí de Codajás, pirarucu de manejo da região de Mamirauá, beiju e farinha orgânica do Alto Rio Negro, Farinha da Região de Uarini, todos produzidos com o compromisso de manter a floresta em pé e preservar a sociobiodiversidade. “Esses povos trabalham intensamente para proteger a floresta e produzir alimentos sustentáveis. Eles prestam um dos maiores serviços à humanidade: a proteção das florestas, algo essencial diante do cenário de mudanças climáticas que estamos vivenciando”, complementa Demeterco.
Além de expor e comercializar os produtos, os agricultores participarão de rodas de conversa, workshops e outras atividades que têm o intuito de desenvolver capacidades de presença e atuação no mercado, com foco no fortalecimento institucional e na geração de renda. Os stands estão localizados no eixo habilidades empreendedoras, no espaço do Programa Cidade Empreendedora.
O gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do SEBRAE-AM, José Antonio Fonseca, acredita que a FE24 é uma oportunidade estratégica de negócios sustentáveis que se conectam a novos mercados, ao mesmo tempo que fortalecem a bioeconomia na Amazônia.
“Nossa missão no Sebrae é fomentar o empreendedorismo, especialmente nas comunidades do interior, onde o conhecimento e a valorização dos produtos têm o potencial de transformar economias locais. Acreditamos que o desenvolvimento econômico dessas comunidades é essencial para preservar a floresta e criar oportunidades de renda de forma sustentável”, afirma o gerente.
Até o dia 21 de setembro, das 13h às 21h, a FE24 estará em pleno funcionamento. O evento está oferecendo estacionamento gratuito no Dom Bosco Pró-menor, situado na Av. Cosme Ferreira, com serviço de transporte para facilitar o deslocamento dos participantes até o local. Para participar da FE24m basta se inscrever pelo site feiradoempreendedoram.com.br.
Assessoria de imprensa: Sebrae-AM