Ana Paula Freitas Ferro, pioneira no franchising, a empresária faz um balanço sobre sua carreira e o caminho até o sucesso.
Ana Paula Freitas Ferro, CEO da Emporium da Beleza, está há quase duas décadas no mercado de estética. Fundou seu primeiro negócio em 2005, em Campinas (SP), com o sonho de democratizar o acesso a tratamentos estéticos de alta qualidade. Treze anos depois, em 2018, entrou para o setor de franchising, expandindo sua visão de beleza acessível para outras regiões do Brasil e, mais tarde, para o exterior.
Sua primeira colaboradora foi sua própria mãe, Meire Guilhermina Freitas Ferro, que desempenhou um papel crucial ao lado de Ana Paula nos primeiros anos da empresa. A empresária conciliava a rotina dupla de trabalho, atuando meio período em uma agência bancária, enquanto, no restante do tempo, se dedicava ao desenvolvimento de seu centro de estética. “Minha mãe sempre foi meu grande suporte, e juntas, conseguimos transformar o sonho de um negócio próprio em realidade”, recorda Ana Paula.
No início, a Emporium da Beleza era um salão de estética tradicional, oferecendo serviços como pedicure, manicure e procedimentos capilares. Contudo, Ana Paula vislumbrava um mercado muito maior: tratamentos de ponta, com tecnologia avançada, que pudessem ir além dos serviços convencionais. Hoje, a franquia possui cerca de 80 unidades em operação, distribuídas em diversas cidades brasileiras, além de sua sede internacional em Portugal. Atuando na área de saúde, beleza e bem-estar, a Emporium da Beleza oferece uma ampla gama de serviços, incluindo tratamentos faciais e corporais, depilação a laser e soluções de emagrecimento.
Segundo Ana Paula, um dos maiores diferenciais da marca é justamente seu compromisso com a acessibilidade. “Antes, esses tratamentos eram muito elitizados e inacessíveis para grande parte da população. Nosso foco é proporcionar os protocolos a preços justos, sem perder a qualidade e a eficiência. Queremos que todos possam ter acesso aos melhores tratamentos estéticos”, explica a empresária.
A Emporium da Beleza não só conquistou espaço no coração de seus clientes, mas também se tornou uma referência no setor. A rede é certificada como uma Great Place to Work (GPTW), um reconhecimento para empresas que se destacam em qualidade no ambiente de trabalho, e é uma das franquias reconhecidas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma das principais referências do mercado de franquias no país. Esses títulos refletem não só a satisfação dos clientes, mas também o respeito e o cuidado que Ana Paula dedica à sua equipe.
Além de se destacar no Brasil, a expansão internacional começou com o pé direito, com a sede de Portugal marcando o início da globalização da marca. “Acreditamos no potencial de levar nossa filosofia para outros países, respeitando as particularidades de cada mercado, mas mantendo sempre nossa essência de tornar a estética acessível”, reforça Ana Paula.
O sucesso da Emporium da Beleza também é demonstrado pelos números expressivos. Só no último ano, mais de 6 milhões de pessoas foram atendidas nas unidades da franquia, que oferecem quatro modelos de negócios diferentes. O modelo Face Clinic requer um investimento inicial de R$ 129 mil; já o modelo Slim, com foco em tratamentos de emagrecimento, parte de R$ 311 mil. Para quem deseja abrir uma unidade em shoppings ou supermercados, o valor de entrada é a partir de R$ 456 mil, enquanto o modelo Premium, mais completo, requer um investimento inicial de R$ 705 mil.
Além de empreendedora de sucesso, Ana Paula também é mãe dos gêmeos Ana Clara e José Pedro, de 9 anos. Concilia o papel de empresária e mãe com dedicação, sendo exemplo de inspiração para muitas mulheres. Ao longo de sua trajetória, Ana Paula sempre fez questão de apoiar o crescimento e a realização de outras mulheres. Usando seu conhecimento e relevância no mercado, ela apadrinhou a marca Repitikos, uma franquia de moda circular infantil que vende produtos dos tamanhos RN até 16 anos, promovendo um estilo de vida mais ecológico e sustentável.
Ana Paula acredita que o sucesso não vem apenas de boas estratégias de negócios, mas também da capacidade de gerar impacto positivo na vida de outras pessoas. “Acredito que, como empresárias, temos o poder de influenciar e inspirar, e é isso que me motiva todos os dias a continuar expandindo e inovando”.
Instagram: @anapaulafreitasferro
Assessoria de imprensa: Mengucci Imprensa e Mídia