A pesquisadora e docente há mais de 40 anos da Ufam, doutora Marilene Corrêa é a palestrante da vez, no projeto ‘Roda de Conversa’, da Editora Valer, neste sábado, dia 18 de janeiro, às 9h30. O evento será realizado na Valer Teatro, localizada na rua José Clemente, 600, Centro, no Largo São Sebastião. A entrada é gratuita.
O tema que será abordado pela socióloga será: ‘A Amazônia na COP 30: temas em debate.’ A Valer reunirá vários intelectuais durante o ano para discutir e levantar debates sobre a COP 30, a ser realizada no Brasil, em Belém, no Pará, que sediará um dos eventos mais importantes no que se refere ao clima do planeta.
Para a professora doutora em Filosofia, coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, para fortalecer essa agenda de justiça climática e ampliar o acesso à informação sobre a COP 30, a editora Valer preparou vários debates durante o ano com intelectuais das Amazônias.
“A editora Valer, cujo compromisso é ser uma das vozes das Amazônias, organizou os encontros com a finalidade de levar ao público de Manaus e aos que estiverem em viagem pela cidade, temas relevantes e necessários para o conhecimento do que ocorrerá na COP 30”. Para isso, convidou intelectuais da cidade, das universidades e institutos, para dialogarem com o público”, ressaltou Neiza.
Nomes como o da professora doutora Violeta Loureiro e do professor doutor João de Jesus Paes Loureiro, intelectuais e pesquisadores da Amazônia e cultura Amazônica já passaram por Manaus para dar sua contribuição no que diz respeito à COP 30.
“Recebemos dois grandes pensadores que abriram os eventos, Violeta Loureiro, que foi agraciada com o Prêmio Florestan Fernandes, professora da UFPA e pesquisadora de longa época dos problemas amazônicos, e Paes Loureiro, poeta, premiado, professor da UFPA, conhecedor da política educacional paraense”. Ambos trouxeram esclarecimentos, provocaram inquietações e responderam às indagações das pessoas que os assistiram. A presença deles foi um deleite para a classe universitária e para o público em geral”.
Roda de Conversa na COP 30
A Conferência das Partes é a Conferência do Clima da ONU mais importante do calendário climático e será realizada neste ano de 2025 em Belém, no coração da Amazônia. Este evento representará uma oportunidade histórica de colocar as vozes das comunidades da Amazônia no centro das decisões globais sobre o enfrentamento da crise climática.
Neiza explicou que o projeto ‘Roda de Conversa’ será realizado em determinados sábados, com um professor, pesquisador, escritor ou intelectual convidado para falar sobre um tema, autor, obra, enfim, um bate-papo com profissionais especializados, seja sobre literatura, filosofia, teatro etc.
“A Roda de Conversa tem a finalidade de trazer pessoas influentes nas universidades, nos centros de pesquisas, na cena cultural ou na literatura, para falar sobre temas que poderão gerar reflexões ou inquietações no público ouvinte. Nós também visamos formar um público leitor, que tenha a capacidade de compreender, gerar discussões e participar na solução de problemas que merecem ser vistos com urgência”.
Sobre a autora
Profa. Dra. Marilene Corrêa da Silva Freitas é professora titular do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas, desde agosto de 2017. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1975), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997), pós-doutoramento na Université de Caen e na Unesco (2001-2002). Atualmente, é professora titular da Universidade Federal do Amazonas e coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Ciências Sociais na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PGSCA. Presidente da Afirse – seção brasileira de (2007-2011); secretária de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (2003-2007); reitora da Universidade do Estado do Amazonas (maio de 2007 a março de 2010). Membro do Conselho Nacional do FNMA (2009-2011); membro por notório saber do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (MCT); membro do Conselho Superior da Fundação Oswaldo Cruz; membro do Conselho Editorial do Jornal Ciência Hoje, publicação da SBPC, desde janeiro de 2013, membro eleito do Conselho da SBPC, Área A, Região Norte, período 2011-2015 e 2021-2025.
Professora, pesquisadora e orientadora de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, (desde 1998 até hoje), mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas e Agricultura no Trópico Úmido, do Inpa. Tem experiência nas áreas de Sociologia Interdisciplinar, com ênfase em Sociologia Clássica e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, pensamento social, políticas públicas, política científica, teoria sociológica, desenvolvimento socioeconômico. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia de setembro de 2012 outubro de 2016. Presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (2016-2018). Membro da Academia Amazonense de Letras, desde 2011, e Secretária geral da AAL para o período 2021-2023. Coordenadora local (Ufam/PPGSCA) do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal, desde outubro de 2021.
Assessoria de imprensa: Bruna Chagas