Os cursos serão ofertados a reeducandos estrangeiros e fazem parte do ‘Programa Conhecimento que Liberta’
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa terceirizada New Life e com o Consulado da Colômbia, realizou nesta terça-feira (27/07), no Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), a abertura dos cursos ofertados aos estrangeiros custodiados na Unidade.
Ao todo, serão ofertados três cursos, são eles: ‘Princípios Fundamentais de Segurança do Trabalho’, ‘Língua Portuguesa’ e ‘Barbeiro’. Todos terão carga horária de 80h e contarão com a participação de 26 reeducandos por instrução.
De acordo com a Seap, os cursos têm como objetivo gerar compreensão e qualificação às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL´s), visando prepará-las para a vida pós-cárcere, por meio da educação e de atividades de ressocialização.
Para o secretário da Seap, coronel Paulo Cesar, é necessário primar pelos direitos dos custodiados e resguardar cada um deles, e o acesso à educação é um exemplo disso. “Todos os cursos ofertados a eles têm como intuito auxiliar no processo de inclusão, fazendo assim com que eles se sintam parte da sociedade”, afirmou.
De acordo com o cônsul da Colômbia em Manaus, Luis Eduardo Garcia Rojas, “as chances que foram dadas aos custodiados devem ser aproveitadas com sabedoria, para que lá na frente, possam ser ferramentas valiosas a cada um deles”, pontuou.
Conforme o reeducando José Antônio (nome fictício), as oportunidades dadas pela Secretaria, podem ser vistas como passos importantes na caminhada dos custodiados.
“Aqui dentro eu aprendo muito, e com certeza lá fora poderei juntar todo esse conhecimento e recomeçar minha vida com dignidade, fazendo o certo”.