Dia Mundial da Alfabetização – ‘Escola Nota 10’ leva educação aos canteiros de obra

Educação
Com mais de 4.800 alunos formados, o programa visa combater o analfabetismo e capacitar seus colaboradores a enfrentarem desafios educacionais

A MRV, maior construtora da América Latina, direciona sua atenção ao Dia Mundial da Alfabetização, em 8 de setembro, para reforçar a importância da promoção da educação básica e o combate ao analfabetismo no Brasil. Desde sua criação, o programa “Escola Nota 10” tem sido um agente transformador na educação dos trabalhadores dos canteiros de obras da companhia em todo o país. Com uma trajetória que já formou mais de 4.800 alunos em uma década, o programa visa proporcionar acesso à alfabetização e capacitação para colaboradores que enfrentam desafios educacionais.
Segundo o diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade do Grupo MRV&CO, Raphael Lafetá, a empresa enxerga na “Escola Nota 10” o exemplo de como as companhias devem dar importância contínua de reconhecer a alfabetização básica. “A MRV instituiu a meta de ter 100% dos trabalhadores nos canteiros de obras alfabetizados. No último ano foram 299 alunos alfabetizados em 34 escolas implantadas, com investimento de R$ 550 mil”, conta Lafetá.
A iniciativa também tem gerado histórias inspiradoras de progresso e superação. Trabalhadores, que previamente não tiveram acesso à educação formal, encontraram no programa a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para aprimorar suas vidas. Um dos frutos gerados pelo projeto foi a criação de espaços para discussões sociais, como é o caso do Podcast Escola Almagre, que surgiu em março de 2023 como projeto final da primeira turma do Escola Nota 10 no Reserva Almagre, em Cabedelo (PB).
Mesmo após a conclusão do curso, o projeto se tornou um produto fixo, desenvolvido pelo professor José Luiz Morais e os alunos Roberto Geraldo, Daniel Cardoso, Wellington Fortunato e Antonio da Silva. Nele, os alunos abordam temas como suas vivências e aprendizagens na obra, preconceito, discriminação e racismo na ótica dos trabalhadores da construção civil, educação financeira, novas tecnologias, cidadania no canteiro de obras, entre outros temas.
Ao investir na formação dos colaboradores, a MRV não apenas contribui para o crescimento profissional desses indivíduos, mas também inspira um diálogo mais amplo sobre o impacto positivo da educação no setor empresarial e o papel das empresas na vida da comunidade ao seu redor, que geram retornos consideráveis não só aos colaboradores como para a sociedade. “Mais do que uma simples celebração, a data proporciona uma oportunidade fundamental para ressaltar como a educação é crucial para o desenvolvimento pessoal e social, além do papel ativo que as empresas podem desempenhar na promoção da educação e alfabetização em suas comunidades”, conclui o executivo.

Sobre MRV

Com mais de quatro décadas de mercado, a MRV acumula um histórico robusto de inovações para proporcionar experiências diferenciadas para seus clientes, se posicionando na vanguarda da indústria nacional. Seu processo de transformação digital vem consolidando a companhia na chamada indústria 4.0. Com foco principal no cliente, todo o investimento em inovação tem como finalidade proporcionar uma experiência diferenciada para esse público que conta com uma base de mais de 500 mil famílias. A MRV é profunda conhecedora de seus consumidores, seus hábitos de consumo e saúde financeira destas milhares de pessoas. Com foco na evolução constante de seus processos, a MRV foi a primeira empresa de seu setor a desenvolver e colocar em funcionamento uma plataforma de vendas, que possibilita seus clientes realizarem todo o processo de compra de um imóvel digitalmente. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.