É a sexta vez que Manaus conquista o primeiro lugar no índice de avaliação
O vereador Marcelo Serafim (PSB) parabenizou os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por terem mantido a capital amazonense, mais uma vez, na liderança do Previne Brasil, programa nacional que avalia a qualidade da Atenção Básica no país. Manaus conquistou a maior nota, entre as capitais, na média dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde.
“A cidade de Manaus ficou mais uma vez em primeiro lugar no Previne Brasil que mede a qualidade da Atenção Básica da Saúde de todas as cidades brasileiras. Então, eu quero transmitir o meu abraço a toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde na pessoa da doutora Shádia, doutor Djalma, do doutor Najibe, que tem capitaneado todo esse time para a gente chegasse ao níveis de atenção básica que nós temos hoje”, destacou Marcelo.
É a sexta vez que Manaus conquista o primeiro lugar no índice de avaliação. Na avaliação quadrimestral, relativa aos meses de maio a agosto deste ano, a capital amazonense alcançou 8,63 no Índice Sintético Final (ISF), superando, mais uma vez, as demais capitais brasileiras e sua própria nota, que havia sido 8,46 no período anterior.
Para o vereador Marcelo Serafim, o resultado obtido é fruto da dedicação dos servidores e da gestão feita pela atual secretária da Semsa, Shádia Fraxe.
“Saudar os cinco gerentes dos distritos de saúde que são os responsáveis na ponta por poderem fazer a execução correta das políticas de atenção básica e, com isso, trazer a cidade de Manaus, mais uma vez, para o topo. O meu registro e os meus parabéns, em especial, a minha amiga secretária Doutora Shádia Fraxe”, enfatizou o vereador Marcelo Serafim.
A primeira avaliação do Previne Brasil, considerando os parâmetros atuais, foi feita no último quadrimestre de 2021, quando Manaus conquistou a liderança nacional, com ISF de 8,10. A partir daí, o município manteve a primeira colocação entre as capitais em todos os quadrimestres de 2022 – com a pontuação 7,74, 8,37 e 8,57, respectivamente – e nos dois primeiros quadrimestres desde ano, com ISF 8,56 no primeiro quadrimestre e os atuais 8,63 neste segundo quadrimestre.