Thaysa Lippy propõe isenção de IPTU aos doadores de cabelo para pessoas com câncer

Política
De acordo com a vereadora, a intenção é incentivar a doação voluntária para as instituições da cidade que realizam a arrecadação de cabelos e perucas

Por meio de indicação, a vereadora Thaysa Lippy (PP) propôs ao Executivo Municipal que isente as mulheres doadoras de cabelos às pessoas com câncer do Imposto de Propriedade Territorial Urbana (IPTU). O pedido foi protocolado nesta semana na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou, que em 2020, cerca de 3 mil mulheres foram acometidas por diversos tipos de câncer no Amazonas. Entre as consequências danosas após a ingestão de medicações fortíssimas, está a queda de cabelo que afeta a autoestima e compromete a recuperação.

De acordo com a vereadora, a intenção é incentivar a doação voluntária para as instituições da cidade que realizam a arrecadação de cabelos e perucas. “A perda de cabelo tem sido apontada como o pior efeito negativo pela maioria dos pacientes oncológicos”, frisou a vereadora. As doações podem ser feitas a pessoas em tratamento de câncer ou ex-pacientes.

Atualmente, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) faz ação por meio do Projeto Mama Amiga.