Audiência Pública proposta por Elan Alencar discute implantação de cuidados paliativos em Manaus

Política
Cuidados paliativos é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida

O vereador Elan Alencar foi o propositor da audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (21/11) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para discutir a implantação e implementação dos cuidados paliativos no município de Manaus.

A audiência pública que aconteceu dentro da Comissão de Saúde da CMM, da qual o parlamentar é presidente destacou que os cuidados paliativos é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

De acordo com a enfermeira Selma Dantas do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, as doenças ameaçadoras da continuidade da vida envolvem as doenças oncológicas, do coração, do pulmão, dos rins e de qualquer outro órgão e causam nos doentes sofrimento físico, social, emocional e espiritual.

A enfermeira mostrou ainda que estudo realizado em 2022 mostra que o Brasil é o 79° no ranking de qualidade de cuidados prestados no final da vida. “A pesquisa avaliou 81 países, nos mostrando que o Brasil é o terceiro pior do mundo em cuidados prestados no fim de vida, faltando serviços e medicamentos para alívio da dor, dispneia e outros desconfortos, além de um ambiente hospitalar seguro, limpo e confortável”, relatou a profissional.

No Amazonas, apenas a Fundação Cecon que cuida de pacientes oncológicos e que possui essa abordagem, ou seja, os pacientes com outras doenças não recebem esse serviço. “Então, se nós não temos serviços de cuidados paliativos implantados em outras unidades isso implica em dizer que os pacientes que possuem doenças ameaçadoras da continuidade da vida, não têm os seus sofrimentos aliviados e nós precisamos mudar a nossa realidade”, destacou Selma.

Elan Alencar após ouvir todas as apresentações propôs a criação da Frente Parlamentar dos Cuidados Paliativos. “Ao escutar todas as explicações sobre o assunto nosso conhecimento se amplia e passamos a entender melhor a importância de se implantar esse serviço em nossas unidades de saúde e vamos trabalhar forte junto com toda essa equipe que esteve aqui para isso”, destacou o parlamentar.

Estiveram presentes na audiência a representante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Patrícia Marques, a representante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Gisele Amaral e o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC).

Texto: Assessoria de comunicação do vereador