PL de Allan Campelo, que inclui PCDs em peças publicitárias, é aprovado na CMM

Política
O Projeto de Lei inclui ainda pessoas com doenças raras. Agora, o PL segue à sanção do Executivo Municipal

Mais um Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Allan Campelo (Podemos) foi aprovado em votação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no pequeno expediente desta segunda-feira (04/10). Pensando na valorização e na inclusão de pessoas com deficiência e também com doenças raras, o PL n. 185/2022, inclui essas pessoas nas peças publicitárias institucionais; agora, segue à sanção do prefeito David Almeida (Avante).

Conforme o Projeto de Lei, os órgãos da administração pública municipal Direta e Indireta devem recrutar pessoas com deficiência e doenças raras para integrar as peças publicitárias e campanhas, quando for necessária a exposição de pessoas, não inferior a 20% dos selecionados.

“É um projeto muito importante devido a inclusão das PCDs e outras deficiências no mercado de trabalho. Haja visto que o projeto garante que 20% das vagas e todas as propagandas feitas pela prefeitura estejam incluídas as pessoas com deficiência. Então, a gente está falando não só da inclusão social, mas também do mercado de trabalho, emprego e renda”, destacou o parlamentar.

Números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, apontam que, em todo o Amazonas, há 253 mil pessoas com deficiência, em levantamento realizado entre julho e setembro de 2022, em Manaus são 119 mil.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM