PL de Jacqueline que institui mês de conscientização do câncer colorretal vai à sanção

Política
Proposta tem como objetivo ampliar a divulgação de informações, medidas preventivas e exames que possam favorecer o diagnóstico precoce

O Projeto de Lei (PL) n°019/2023, de autoria da vereadora Professora Jacqueline (UB), foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (13/12), e visa instituir o “Março Azul Marinho” como o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal na cidade de Manaus.

O objetivo é promover campanhas informativas e preventivas voltadas para a população, realizando atividades como palestras sobre a importância da prevenção, distribuição de material informativo e outras ações de esclarecimento sobre esse tipo de câncer.

O PL seguiu para sanção do prefeito, sendo assim, se sancionado, o “Março Azul Marinho” será um evento anual realizado de 1º a 31 de março, integrando o Calendário Oficial da Cidade de Manaus.

Além disso, o município poderá estabelecer parcerias com entidades públicas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e fundações para viabilizar as ações propostas.

O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, afetando mais de 40 mil pessoas por ano, e é o segundo tumor maligno mais incidente na população, perdendo apenas para o câncer de próstata e mama.
Entre suas possíveis causas, especula-se sobre o impacto de dietas ricas em bebidas alcoólicas, carnes processadas e obesidade no desenvolvimento da doença.

“É crucial a detecção precoce desse tipo de câncer, que, quando descoberto em estágios iniciais, apresenta um elevado índice de cura”, destaca Jacqueline.

Portanto, a proposta visa ampliar a divulgação de informações, medidas preventivas e exames que possam favorecer um diagnóstico precoce, facilitando tratamentos eficazes e, potencialmente, a cura da doença.

Texto: Assessoria de Comunicação da vereadora