Seis municípios assinaram o termo de adesão ao programa pela primeira vez
Para promover o desenvolvimento socioeconômico local a partir das vocações e necessidades de cada território, os municípios de Beruri, Tefé, Manicoré, Careiro da Várzea, Parintins, Atalaia do Norte, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Envira, Benjamin Constant e Novo Aripuanã assinaram o termo de adesão ao Cidade Empreendedora 2024. Além disso, Coari, Ipixuna e Alvarães continuam suas atividades com contratos assinados ainda este ano. O programa é executado pelo SEBRAE Amazonas, em parceria com as prefeituras municipais.
O programa é dividido em eixos estratégicos adaptados às especificidades de cada município, incluindo Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial, Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, além de Inovação e Sustentabilidade.
Em continuidade às ações planejadas, Coari, Ipixuna e Alvarães continuam o primeiro ciclo do programa em 2024, com consultorias, capacitações e eventos executados nas comunidades e sede do município. No ano de 2023, Atalaia do Norte, Presidente Figueiredo, Novo Airão e Envira participaram do programa, beneficiando conjuntamente mais de 4 mil pessoas.
Os municípios de Beruri, Tefé, Parintins, Manicoré, Careiro da Várzea e Novo Aripuanã assinaram o termo de adesão pela primeira vez, comprometendo-se a participar integralmente de todas as etapas e ações conforme mapeamento de demandas e soluções elaboradas. Para a efetivação do programa, as secretarias municipais colaboram com o corpo técnico do SEBRAE/AM.
O prazo de inscrições para a adesão ao programa encerrou nesta quarta-feira (20). De acordo com o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do SEBRAE/AM, Jose Antonio Cardoso Fonseca, o programa atendeu 11 municípios em 2023, superando desafios e alcançando resultados qualitativos. Para 2024, o Cidade Empreendedora prevê impactos ainda mais positivos. Fonseca declara: “O Cidade Empreendedora foi executado com excelência em 2023, impulsionando o desenvolvimento social e econômico nos territórios. As renovações dos contratos e as novas adesões atestam a eficácia do programa. Em 2024, continuaremos trabalhando para manter esse sucesso”.
O programa teve início no Amazonas em abril de 2023, atendendo 11 municípios, sendo que 8 deles finalizam suas atividades em dezembro, enquanto outros 3 encerrarão no primeiro semestre de 2024. Estima-se que mais de 6 mil pessoas tenham se beneficiado com as atividades do programa no Amazonas, resultado do trabalho conjunto das prefeituras e SEBRAE AM.