Implantada pelo presidente da Casa, vereador Caio André, frequência digital garante modernização e transparência ao parlamento municipal
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) iniciou, nesta segunda-feira (29/01), o processo de captação dos dados para reconhecimento facial dos servidores comissionados, estatutários e estagiários da Casa Legislativa. A medida é necessária para a implantação do ponto eletrônico, adiado por anos, e que tem como objetivo garantir modernização e transparência, prioridades da gestão do presidente Caio André (Podemos) à frente da CMM.
A coleta de dados de todos os servidores segue até esta quarta-feira (31/01). O registro digital de frequência terá início já a partir de 1° de fevereiro, próxima quinta-feira.
A instalação do ponto eletrônico é uma demanda antiga de servidores e da sociedade manauara, que espera mais transparência nos atos de seus funcionários públicos.
O gerente do Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Aluízio Nunes, explicou como está sendo feito o processo de reconhecimento facial dos servidores.
“Estamos iniciando a coleta facial dos servidores para cadastrar no nosso sistema. Hoje já tivemos um movimento bem intenso, cada servidor vem e é atendido de maneira ágil. E a partir do dia 1 de fevereiro, os servidores vão registrar o ponto em diferentes totens que estarão espalhados pela Câmara”, explicou.
O servidor Ismael Brasil, que trabalha como técnico de som do plenário Adriano Jorge, afirmou que a implantação do ponto eletrônico vai trazer mais transparência aos servidores e à população manauara.
“É um processo que, para mim, já deveria ter sido implantado. Agora vai melhorar a vida de todos os servidores da Câmara Municipal”, comentou.
O diretor do Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Zuleinilson Portela, afirmou que a implantação é segura e que apresenta uma modernização nunca antes vista na CMM.
“Está acontecendo a implantação de um sistema totalmente novo no mercado, e que possui o uso da inteligência artificial, que não permite nenhum tipo de fraude. É uma forma segura e moderna, que enfatiza a preocupação do presidente com a transparência, que é primordial”, declarou o diretor.
O ponto eletrônico funcionará nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 19h, a depender da jornada de trabalho específica de cada servidor. Já o atendimento ao público será das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Foto: Mauro Pereira/Dicom