A Lei nº 6.768/2024, que institui a pré-iniciação científica no ensino médio no Amazonas é de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos). A norma foi sancionada pelo Governo do Amazonas neste mês.
“Essa é uma política pública que tem o objetivo de capacitar alunos, ou seja, dar sequência nos estudos desses jovens, além de prepará-los para o mercado de trabalho. Precisamos empoderar nossos alunos de conhecimento”, disse o deputado João Luiz, que é o vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O parlamentar destacou que a lei é um grande avanço e um marco para a educação no Estado do Amazonas.
“A intenção é aproximar os nossos estudantes e sua comunidade da universidade e dos pesquisadores para criar uma cultura científica na sociedade. A propositura tem a finalidade de apresentar aos alunos as possibilidades de cursos e carreiras”, afirmou.
O republicano explica que a lei é clara, onde fica instituída no Amazonas, a pré-iniciação científica no ensino médio, em consonância com a estratégia do Plano Estadual de Educação do Amazonas, aprovado pela Lei nº 4.183, de 26 de junho de 2015.
A lei foi sancionada pelo governo no dia 10 de janeiro de 2024.
Pré-iniciação científica
A pré-iniciação científica permite que estudantes do ensino médio e fundamental tenham a oportunidade de experimentar o fazer acadêmico antes mesmo de ingressar em um curso superior. O objetivo é permitir que os alunos desenvolvam suas próprias investigações sob a orientação de educadores experientes.
— — —
Foto: Mauro Smith