Indicação apresentada ao Executivo Municipal tem como objetivo oferecer proteção social às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) apresentou nesta terça-feira (20/02) Indicação ao Executivo propondo a criação do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) em Manaus. O CCCA, referenciado aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), tem como objetivo oferecer proteção social às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além disso a indicação visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários, proporcionando atividades que promovam o desenvolvimento integral dessa faixa etária.
De acordo com a Indicação, o CCCA terá como finalidade complementar o trabalho social realizado pelos CRAS com as famílias, prevenindo situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. Além disso, o centro buscará prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, promovendo acesso a benefícios e serviços socioassistenciais, bem como a serviços setoriais como educação, saúde, cultura, esporte e lazer.
“O Centro de Convivência da Criança e do Adolescente representa um passo crucial para a proteção e desenvolvimento de nossa juventude. Com a execução da proposta, buscamos não apenas oferecer assistência, mas também criar um espaço onde nossas crianças e adolescentes possam florescer, fortalecendo laços familiares e comunitários, e construindo um futuro mais promissor para todos”, disse Cordovil.
As atividades do CCCA serão abertas à comunidade e direcionadas prioritariamente a crianças e adolescentes com seus direitos ameaçados, violados ou em situação de vulnerabilidade social, abrangendo casos como isolamento, abandono, trabalho infantil, vivência de violência e/ou negligência, entre outros.
A equipe do centro será composta por profissionais qualificados, incluindo coordenador, técnicos de nível superior, orientadores sociais e auxiliares de serviços gerais.
O funcionamento do CCCA está previsto para ser de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e na sexta-feira, das 8h às 17h, podendo desenvolver atividades itinerantes em horários estendidos, utilizando as estruturas dos CRAS.
O projeto destaca a importância da aprovação da matéria para a proteção e desenvolvimento das crianças e adolescentes da cidade, contando com o apoio dos demais vereadores para sua aprovação.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM