A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia – ALCAMA (Entidade vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos – ABEPPA) realizará a Solenidade de Diplomação e Posse dos novos Acadêmicos Titulares no dia 23 de março de 2024, sábado, às 18h30, no Auditório Rubi da OAB Amazonas (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas), na Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, nº 2000 – Adrianópolis.
Na abertura da solenidade, também irá acontecer à entrega do 1° Prêmio da Honra Amazônica Escritor Luiz Lauschner, uma honraria exclusiva da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia – ALCAMA e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos – ABEPPA. O Prêmio torna-se-á uma tradição amazônica, dentro da Solenidade de Diplomação e Posse da ALCAMA.
Luiz Lauschner foi escritor com cinco livros publicados, o primeiro em 2001, “Chucrute, Churrasco e Jaraqui, o Brasil Descoberto pelo Alemão”, o segundo em 2005, “Aleluia Irmão, Satanás é Fiel”, o terceiro em 2011 “O Perfume do Pau-rosa”, o quarto em 2020 “Porto Novo – Memorias e Histórias de Raiz”. O quinto livro “Morrer Não é Preciso”, foi lançado 22 de abril de 2022, no município de Itapiranga-SC e em Manaus no dia 04 de junho de 2022. Foi membro fundador da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia – ALCAMA (Entidade vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos – ABEPPA).
Nascido em 1952 e natural da cidade de Itapiranga-SC, onde viveu sua infância e adolescência, Luiz Lauschner iniciou o amor pela leitura ainda em sua terra natal . Como empresário, fundou a Industria de Móveis Lauschner Ltda, em sua cidade natal, depois a Maués Serviços Indústria e Comércio Ltda, em Maués-Am, Kasa do Alemão, Porão do Alemão e Churrasco do Alemão em Manaus. Foi vice-presidente e conselheiro nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Amazonas – ABRASEM-AM. Graduado no curso de Turismo pela UEA, seus conhecimentos sobre os povos da Amazônia foram adquiridos diretamente por meio de sua vivência de dois anos na Ilha do Marajó, no Pará e oito anos em Maués, no Amazonas. Foi articulista do Jornal do Commercio, sócio e apresentador do Programa de TV Fink Por Dentro e sócio fundador do Portal Fink Por Dentro. O escritor, infelizmente, faleceu em Manaus, em 29 de setembro 2023 e hoje dá nome à nova honraria da ALCAMA.
Texto: Trícia Tadros.