A raiz é o sentido: produção audiovisual da periferia exalta ancestralidade e Amazônia

Cultura Entretenimento
A natureza é palco para ISIS de Manaus, Fino Zulu e Eber Pirangy em videoclipe gravado no único igarapé limpo na área urbana de Manaus

MANAUS – No próximo domingo (6), a partir das 17h, a Pedra de Fogo Produções realiza o evento de lançamento do clipe ‘A raiz é o sentido’, um encontro musical entre ISIS de Manaus, Zulu DJ MC Fino e Eber Pirangy. A programação cultural gratuita acontece no Centro Cultural Barravento (Rua Jonathas Pedrosa, 1166 – Praça 14 de Janeiro).

A relação entre natureza, ancestralidade e a sociedade moderna é performada pelos artistas na produção contemplada no edital Prêmio Manaus 2021 Zezinho Corrêa. Uma das locações de ‘A raiz é o sentido’ foi o igarapé da Água Branca, considerado o único igarapé limpo na área urbana de Manaus. Apesar de legalmente localizada em uma Área de Preservação Permanente (APP), a nascente do igarapé está ameaçada por atividades predatórias de uma empresa geradora de energia elétrica.

Em tom contracolonialista, a música estará disponível nas principais plataformas de áudio a partir de meia-noite (0h), do dia 6 de agosto. O videoclipe será lançado após a roda de conversa “Produção audiovisual de periferia”, a partir das 17h, com ISIS de Manaus, Zulu Fino e Eber Pirangy.

O encontro será presencial (Centro Cultural Barravento) e online, com transmissão pelo Instagram @isisdemanaus. “O clipe será lançado durante a live, quem estiver assistindo vai acompanhar junto com a gente. A partir das 18h, a produção estará disponível no Youtube”, conta ISIS.

A programação do evento também conta com os shows de Dominique Jaci, Maracatu Pedra Encantada e ISIS de Manaus & Não Somos Uma Banda. Representantes da arte periférica de Manaus, ISIS de Manaus, Zulu Fino e Eber Pirangy possuem vasta trajetória na cena cultural de Manaus.

Sobre os artistas

ISIS é artista, apresentadora e produtora. Iniciou a carreira no grupo Maracatu Pedra Encantada, em 2016, quando emergiu no resgate da ancestralidade negra por meio da aproximação com instrumentos de percussão. No mesmo período gerenciou o Espaço Cultural BemDito, onde fomentou artistas e bandas da cena autoral manauara.

Fundou a Pedra de Fogo Produções, organização que desenvolve projetos culturais independentes em diversos segmentos artísticos. Em 2018, começou a compor e, em 2023 lança sua carreira como cantora de Rap, com “A Raiz é o Sentido”. Era início dos anos 80, o Funk e a Disco Music predominavam nas rádios de Manaus e inspiraram o início da carreira de Zulu DJ MC Fino.

Ao conhecer os DJs Bola e Odias, Fino conheceu uma enorme variedade de discos de LP e passou a comandar pick-ups. Influenciado pelo primo Osvaldo, grande colecionador de discos da Motown Records (a mais importante gravadora de artistas negros antes do movimento Hip Hop), o DJ e MC passa a atuar com ênfase na musicalidade negra e na luta contra o racismo.

Eber Pirangy é cantor, compositor, artista visual e produtor cultural. Iniciou carreira profissional em 2014 ao formar a banda de rock alternativo Franco. No ano seguinte, passou a integrar o movimento cultural Pirão AM e a banda Escândalo Fônico. É cofundador da Pedra de Fogo Produções.