Academia Amazonense de Letras recebe Lançamento de Livro "Elogio da Loucura" de Antônio Guimarães Pinto

Academia Amazonense de Letras recebe Lançamento de Livro “Elogio da Loucura” de Antônio Guimarães Pinto

Amazonas Brasil Leitura Manaus
Evento ocorrerá neste sábado, 8/6, às 10h, na Academia de Letras do Amazonas, localizada na rua Ramos Ferreira, 1009, bairro Centro, Zona Sul de Manaus

A obra literária “Elogio da Loucura” trata-se de um dos emblemáticos da cultura ocidental publicado pela primeira vez em 1511, é uma das críticas mais implacáveis à vaidade, orgulho e contradições da natureza humana e apresenta uma mensagem de funda espiritualidade e afirmação na defesa dos valores do pacifismo, ou “irenismo”, conceito de que Erasmo foi, senão o iniciador, pelo menos seguramente um dos maiores e mais eloquentes apóstolos.

Embora existam inúmeras versões deste livro editadas em Portugal e Brasil, Antônio Guimarães Pinto serviu-se dos textos originais (sobretudo do último texto corrigido por Erasmo, datado de 1532), o latinista de Brasil e Portugal traduziu maior número de páginas de textos em latim, sobretudo de obras que nunca haviam sido vertidas para qualquer idioma moderno.

Sobre o autor: Antônio Guimarães Pinto, é graduado em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra (1978), mestrado em Literaturas Clássicas pela Universidade de Coimbra (1995), doutorado em Ciências da literatura pela Universidade do Minho (2001) e professor da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada, Espanha.

Possui Pós-Doutorado do Ministério da Ciência e Tecnologia, de Portugal, desenvolveu trabalhos de pesquisa na Universidade Católica Portuguesa. É professor adjunto de latim e grego do ICHL, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em 2015 realizou pós-doutorado na Universidade da Aveiro, centrado na obra lírica do poeta neo-latino Manuel Pimenta.

Para mais informações: Prof. Mary Andreia
Cel: (92) 98418-1994