Evento ocorrerá neste sábado, 8/6, às 10h, na Academia de Letras do Amazonas, localizada na rua Ramos Ferreira, 1009, bairro Centro, Zona Sul de Manaus
A obra literária “Elogio da Loucura” trata-se de um dos emblemáticos da cultura ocidental publicado pela primeira vez em 1511, é uma das críticas mais implacáveis à vaidade, orgulho e contradições da natureza humana e apresenta uma mensagem de funda espiritualidade e afirmação na defesa dos valores do pacifismo, ou “irenismo”, conceito de que Erasmo foi, senão o iniciador, pelo menos seguramente um dos maiores e mais eloquentes apóstolos.
Embora existam inúmeras versões deste livro editadas em Portugal e Brasil, Antônio Guimarães Pinto serviu-se dos textos originais (sobretudo do último texto corrigido por Erasmo, datado de 1532), o latinista de Brasil e Portugal traduziu maior número de páginas de textos em latim, sobretudo de obras que nunca haviam sido vertidas para qualquer idioma moderno.
Sobre o autor: Antônio Guimarães Pinto, é graduado em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra (1978), mestrado em Literaturas Clássicas pela Universidade de Coimbra (1995), doutorado em Ciências da literatura pela Universidade do Minho (2001) e professor da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada, Espanha.
Possui Pós-Doutorado do Ministério da Ciência e Tecnologia, de Portugal, desenvolveu trabalhos de pesquisa na Universidade Católica Portuguesa. É professor adjunto de latim e grego do ICHL, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em 2015 realizou pós-doutorado na Universidade da Aveiro, centrado na obra lírica do poeta neo-latino Manuel Pimenta.
Para mais informações: Prof. Mary Andreia
Cel: (92) 98418-1994