O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) participou, na quarta-feira (3), ao lado do governador Wilson Lima, da inauguração da Base Fluvial Arpão, que vai atuar no rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé, dando suporte a uma série de operações policiais integradas na região. O projeto se configura como um fortalecimento no combate ao narcotráfico, à pirataria e aos crimes ambientais no Amazonas.
“Contamos agora com três bases para fortalecer a segurança nos rios do Amazonas: a Base Tiradentes, no Alto Solimões; a Base Arpão II, em Barcelos, na Foz do Rio Branco, em parceria com a SESP de Roraima; e, a Base Paulo Pinto Ney, na Foz do Rio Madeira, nas proximidades de Itacoatiara; que receberão apoio das lanchas blindadas, percorrendo igarapés em fiscalizações. Eu, que também sou armador, sei da importância dessa ação para a proteção de quem trabalha no segmento da navegação, é mais um compromisso do governador com a população amazonense”, disse o deputado Adjuto Afonso.
A ação do Executivo foi possível a partir de uma iniciativa de parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Para o governador, a estrutura representa uma resposta contundente ao crime organizado no estado.
“Oitenta por cento dos crimes que acontecem na capital têm relação com o tráfico de drogas, e é por isso que é necessário que a gente combata de forma muito firme, além do narcotráfico, também a pirataria, a exploração do meio ambiente de forma ilegal, enfim, outros ilícitos que acabam acontecendo por conta da extensão dos nossos rios e das nossas florestas”, afirmou Wilson Lima.
A Base Arpão vai reunir efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de médicos, dentistas e enfermeiros. A embarcação será um dos pontos de apoio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) no Amazonas.
A Base Arpão é o primeiro dos quatro pontos de policiamento e controle que o Governo do Estado planeja implantar nas calhas do Solimões e rio Negro.
Em conjunto com a Base Arpão, o Governo do Amazonas empregará nas operações de interceptação de traficantes na região do Solimões as três lanchas blindadas entregues pelo governador no início deste ano. Na solenidade, Wilson Lima anunciou que mais quatro lanchas serão entregues ainda neste ano.
Com informações da Casa Civil do Governo do Amazonas