Deputado afirmou que irá fiscalizar o atraso no repasse do abono aos profissionais da Educação
Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) criticou o descaso com os profissionais da educação da rede pública municipal de ensino, nesta quarta-feira (20/12). No discurso, o parlamentar declarou que fiscalizará o motivo da falta de pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), conforme afirmado pelo prefeito de Manaus.
“O prefeito David veio dizer que não tem dinheiro para pagar o Fundeb dos professores. Aonde é que foi parar essa verba federal? Como deputado federal, eu vou fiscalizar isso com pente fino em todas as prefeituras e em todos os governos. Tem dinheiro para pintar a cidade, para fazer show internacional, para pagar o salário da irmã na prefeitura, mas não tem para os professores?”, questionou o parlamentar.
Apesar da justificativa para o não pagamento ser a falta de verba, segundo informações da Confederação Nacional dos Municípios, a estimativa de receita total destinada ao município de Manaus em 2023 é de R$ 1.371.697.602,00.
Além disso, o parlamentar também criticou as declarações feitas pela Secretária Municipal de Educação, Dulce Almeida, de que não haveria a possibilidade de realização do concurso público para a área.
“Depois de três anos, eles descobriram que não vai ter tempo hábil para fazer o concurso público que foi anunciado diversas vezes pelo prefeito. Vai continuar faltando professor, auxiliar, cuidador para os autistas e o pior de tudo: ainda fizeram a população de refém, dizendo que para isso tem que reeleger ele. Isso é crime”, declarou Amom.
Déborah Arruda – Assessoria de Comunicação