A comunidade José Bonifácio existe há anos, porém não havia acesso ao fornecimento de água encanada para todos os moradores
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (COMDEC/CMM), vereador Dr. Eduardo Assis (Avante), esteve na tarde desta segunda-feira (19/06), com o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade, na comunidade José Bonifácio, bairro Nova Cidade, zona norte da capital. Na visita informaram à população que a execução imediata da implantação dos acessos à água encanada nas residências estará finalizada dentro de poucos dias.
Segundo o parlamentar municipal, esse acesso garante mais qualidade de vida à população deste local. “É inadmissível não ter acesso à água potável a essas pessoas que moram nesta comunidade há 20 anos. Que pagam seus impostos e, a sensibilidade do prefeito de Manaus, David Almeida, é de grande importância para a realização do trabalho neste bairro”, disse.
O vereador, menciona ainda que a comunidade também receberá ‘Tarifa 10’, projeto social da Prefeitura de Manaus em parceria com a concessionária Águas de Manaus. “A comissão que estou presidente, que defende os direitos dos consumidores, esteve algumas semanas na comunidade José Bonifácio, fazendo cadastros para entregar ao órgão que concederá este benefício aos moradores”, afirma.
O coordenador da COMDEC/CMM, Elmison Bezerra, explica que a ‘Tarifa 10’ estabelece a cobrança fixa de R$ 10 para famílias em situação de extrema pobreza. “Esse projeto visa alcançar inicialmente, pelo menos 28 mil famílias até o fim do ano, protegendo mais de 150 mil com esse direito. Assim como na “Tarifa Social Manauara”, o desconto é concedido mediante consumo de até 15 mil litros de água tratada (quinze metros cúbicos) por mês”, explica.
Para o diretor-presidente Ageman, essa ação visa dar às pessoas não apenas dignidade, mas conforto. “Por meio do acesso ao encanamento de água para as suas moradias, vão ter acesso a documentos como fatura, que torna-se um dos comprovantes de residência essenciais. Essa é uma determinação do prefeito de Manaus, David Almeida”, ressalta.
História – A comunidade foi formada em meados de 1998, quando moradores sem-terra começaram a se fixar no local. A prefeitura de Manaus concedeu providências apenas em 1999. Em 2003, a comunidade foi reconhecida como bairro, mas perdeu o título em 2004. Foi anexado ao bairro Cidade Nova em 2004, em 2005 foi novamente anexado ao bairro Monte das Oliveiras e em 2009 foi anexado definitivamente ao bairro Nova Cidade, devido ter limites com o bairro por todos os lados.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador