Bosquinho Poeta é candidato ao Conselho Municipal de Cultura

Amazonas Cultura Leitura Manaus
Eleições para o Conselho devem ocorrer dia 20 de fevereiro, na sede do Concultura.

Com uma trajetória de mais de duas décadas voltadas à literatura, João Bosco Rocha, conhecido pelo pseudônimo Bosquinho Poeta, desponta como candidato ao Conselho Municipal de Cultura como representante de Literatura.

Autor de três livros, Bosquinho possui atuação de grande relevância no segmento literário em Manaus, sendo membro-fundador da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca), da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa), e ainda membro da Academia Amazonense Maçônica de Letras (AAML), da Academia de Letras do Brasil (ALB), da Associação dos Escritores do Amazonas (Asseam) e da Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (Aisla).

O poeta também coleciona alguns prêmios e reconhecimentos, dentre eles o Título de Doutor Honoris Causa em Literatura, concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Medalha Ruy Araújo – a mais alta comenda concedida pelo Legislativo Amazonense, e ainda homenagens de grande relevância, na Câmara Municipal de Manaus – pelo Dia do Escritor, e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), quando recebeu a Medalha Templária Milenar em reconhecimento à sua dedicação à literatura.

No ano de 2023, a história de vida de Bosquinho Poeta foi contada na passarela do samba por integrantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império, que sagrou-se campeão do grupo de acesso A do Carnaval, com o enredo “A Estrela de um sonhador hoje reina na Dragões do Império”.

Filantropia e solidariedade
Grau 33 na Ordem Maçônica, Bosquinho Poeta, atualmente, ocupa o cargo de Grande Secretário de Esportes e Eventos da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM), na gestão do Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto e Eminente Grão-Mestre Ad Vitam Tufi Salim Jorge Filho.

Na Maçonaria, os projetos sociais são permanentes. Um dos momentos mais especiais na trajetória de Bosquinho Poeta na Ordem foi a contribuição ativa na Ação GLOMAM Covid, quando 145 toneladas de alimentos foram doados a famílias em situação de vulnerabilidade.

Projetos de relevância

Música e poesia andam de mãos dadas e, atualmente, Bosquinho Poeta é um dos integrantes do Recital Poético A Voz da Poesia, apresentado mensalmente na Casa Som Amazônia. O projeto, que revelou-se um grande sucesso e agradou aos espectadores, promete uma grande apresentação no palco do Teatro Icbeu, ainda no primeiro semestre deste ano.

Em 2023, o poeta também apresentou o Momento da Poesia, na Rádio Difusora.
Veiculado nas manhãs de domingo, o quadro tinha por objetivo levar poesia aos ouvintes do tradicional programa Jornal da Manhã.

Compositor tetracampeão de sambas-enredos no Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, Bosquinho Poeta demonstra em sua jornada a intensidade de sua paixão pelo universo da poesia e o comprometimento com a Cultura do grandioso Estado do Amazonas.