Bosquinho Poeta lança “A Dona dos Meus Versos” em evento no Teatro ICBEU
No dia 6 de maio de 2025, às 18h30, a Biblioteca do Teatro ICBEU, em Manaus, será palco do lançamento de A Dona dos Meus Versos, novo livro do poeta amazonense Bosquinho Poeta. O evento terá entrada gratuita e contará com sessão de autógrafos, recital poético e uma participação musical especial. Todo o valor arrecadado com a venda dos exemplares será revertida para as obras de construção da Igreja Nossa Senhora da Amazônia.

Publicado pelas editoras Alexa Cultural e Metaphora Editorial, A Dona dos Meus Versos é uma coletânea com 188 páginas que reúne poemas líricos, espirituais, amorosos e sociais. A obra está organizada em seções temáticas como Românticos, Natureza, Dedicados, Religiosos, Maçônicos, Homenagens e Músicas, compondo um mosaico poético rico em afetividade, fé e identidade amazônica.

Uma poesia dedicada às musas, à floresta e ao amor
Na apresentação assinada pelo escritor Celdo Braga, o livro é descrito como um “paneiro poético tecido com cipó titica”, expressão que traduz a união entre o lirismo regional e o respeito às raízes culturais do autor. A obra presta tributo tanto às figuras femininas que inspiram o poeta quanto à espiritualidade cristã e à proteção da natureza amazônica.
Entre os destaques da coletânea estão o poema que dá nome ao livro, A Dona dos Meus Versos, que celebra a figura da musa e a força do amor; Mãe Natureza, um chamado poético à preservação ambiental; e Trindade, que traduz em versos a devoção cristã com sensibilidade e intensidade lírica.
Com uma linguagem acessível e sensível, a obra toca em temas cotidianos e universais. No prefácio, a professora e doutora Ecila Mabelini destaca essa capacidade de comunicação direta: “A poesia é, em dada medida, um muro sem pulos — não há quem não possa ser tomado pela força que ela é capaz de produzir”.

Sobre o autor
Bosquinho Poeta, nome artístico de João Bosco Pinto Rocha, é natural de Manaus, autor dos livros “Memórias Poéticas de Um Sonhador” (2003, 2006), “O Testemunho das Estrelas” (2015) e “Sentimentalidades da Alma” (2021). Tem poemas publicados nas antologias “Patologia do Bem (2022); “Mundo Infantil” Vol.2 (2021); “Poiesis” Vol. 3 (2021), “Coletânea Imortais IV” (2021), “O melhor poeta contemporâneo” (2020) e “A imortalidade amazônica” (2017).
Professor, empresário, poeta, escritor e compositor, é formado em Magistério, Administração e pós-graduado em Gestão Ambiental. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), da Academia Amazonense Maçônica de Letras (AAML), da Academia de Letras do Brasil (ALB), da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) e Acadêmico Imortal da Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (AISLA). É doutor honoris causa em Literatura, título concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes (Feblaca), em Brasília (DF) no ano de 2023.
Ao longo dos anos, vem se destacando por sua atuação como ativista cultural e por sua contribuição à cena literária do Amazonas. Em 2024, foi eleito conselheiro municipal de Cultura, representando o segmento de Literatura no Conselho Municipal de Cultura de Manaus.
A Dona dos Meus Versos reafirma sua trajetória como uma das vozes poéticas mais sensíveis e atuantes da Amazônia contemporânea, sempre comprometido com a valorização da arte, da cultura regional e da espiritualidade.

Honraria – A Medalha de Ouro Rodolfo Vale é uma das mais altas honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e celebra personalidades que se destacam pela sua dedicação e impacto significativo na sociedade manauara.
Serviço:
Lançamento do livro: A Dona dos Meus Versos, de Bosquinho Poeta
Data: 6 de maio de 2025
Horário: 18h30
Local: Biblioteca do Teatro ICBEU – Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro, Manaus
Entrada: Gratuita
Contato: assessoriabosquinhopoeta@gmail.com | (92) 98484-9988
Instagram: @bosquinhopoeta
Site oficial: www.bosquinhopoeta.com.br