Profissional foi Diretor de Comunicação da CMM, secretário de comunicação do Estado e do Município; novo espaço da Dicom foi ampliado para 44m²
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), inaugurou, nesta terça-feira (1º/08), as novas instalações da Diretoria de Comunicação (Dicom), homenageando o jornalista Haroldo Furtado de Paiva. O profissional exerceu funções como secretário de Comunicação do Estado, Prefeitura de Manaus e Diretor de Comunicação da CMM. Os familiares de Haroldo, que faleceu em 2021, aos 73 anos, participaram da solenidade.
A nova sala da Dicom foi ampliada e passa a ter 44m², possibilitando agrupar na redação 20 profissionais nas áreas de jornalismo, design, edição de vídeo, social media, fotografia, além de coordenadores e estagiários. A renovação também permitirá que produtos da TV Câmara, como o novo matutino da grade, “Bom Dia Câmara”, sejam exibidos direto da redação, em uma proposta mais moderna no estilo newsroom.
O presidente da CMM falou da importância da diretoria não apenas para facilitação da comunicação interna, mas principalmente ampliar a divulgação do trabalho dos vereadores.
“Nós esperamos que as pessoas se interessem ainda mais pelo que está sendo discutido aqui no poder legislativo municipal, e para isso nós contamos com o papel da imprensa para que isso seja divulgado e as pessoas passem a acompanhar, cada dia mais, a nossa programação”, ressaltou Caio André.
Além do presidente, também estiveram presentes os vereadores Glória Carratte (PL) e Antônio Peixoto (Agir).
De acordo com o diretor de Comunicação da Câmara, Mário Marinho, o novo espaço está alinhado ao objetivo do presidente de levar para a população amazonense o acesso às informações do parlamento.
“A Câmara Municipal vive um novo momento desde o início da atual legislatura. O presidente Caio, assim que assumiu, deu para a direção a missão de aproximar o parlamento do cotidiano da cidade, e nós, imediatamente, planejamos ações que passaram pela programação depois para a parte estrutural”, pontuou Mário Marinho.
Dircom – Atualmente a Diretoria de Comunicação dispõe de 40 profissionais, incluindo os técnicos que atuam em setores como sala de corte, edição, estúdio de libras, suíte máster e áudio. Entre as atribuições, os servidores são responsáveis pela transmissão diária, em plataformas online e televisiva, de todas as sessões plenárias, solenidades e reuniões que acontecem na Câmara Municipal de Manaus.
A Dircom também adequou os estúdios onde serão transmitidos os dois jornais televisivos da Casa, sendo um deles a novidade da nova grade de programação. O primeiro, o “Bom dia Câmara”, estreia nesta terça-feira (31/07) ao vivo pela TV Câmara, canal 6.3. O segundo, o “CMM Notícias”, começa a partir das 18h.
Homenagem – A reinauguração da nova Dircom homenageia o jornalista Haroldo Furtado de Paiva. O jornalista nasceu em 12 de julho de 1948, no município de Tarauacá, no Acre, e atuou na área do jornalismo quando veio para o Amazonas. Ele faleceu no dia 16 de dezembro de 2021.
O comunicador passou por jornais como o A Notícia, A Crítica e atuou como correspondente da Revista Veja.
O filho de Haroldo Furtado, Haroldo Filho, participou da inauguração da Dicom nas dependências da Casa, junto a outros familiares do jornalista. Ele descreveu o sentimento de ter o nome do pai afixado na entrada do espaço.
“Estamos agradecidos por toda essa homenagem. Aqui é a Casa onde ele gostava muito de estar e escrever era uma paixão dele. Estamos todos aqui, filho, meu irmão, irmã dele está aqui e estamos muito felizes por isso”, disse Haroldo Filho.
Haroldo Furtado também assumiu cargos como diretor de Comunicação da CMM entre os anos de 1999 e 2012 nas gestões dos ex-presidentes e vereadores Messias Sampaio, Nelson Azedo, Luiz Alberto Carijó e Isaac Tayah. O jornalista também coordenou a comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) e da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).
No Governo do Estado, Haroldo foi secretário de Comunicação nas gestões de Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes, nas décadas de 80 e 90. Ele também foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, na gestão interina de Luiz Alberto Carijó, em 2004.
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM