Material é reciclado e transformado em peças sustentáveis de artesanato
A exemplo do que já é feito na sede da Câmara Municipal de Manaus (CMM), ações de sustentabilidade também são praticadas na Câmara Cidadã que, em sua terceira edição, leva serviços gratuitos à população da zona norte de Manaus. Parceira do evento, a Eco-Cooperativa realiza a coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados durante toda a ação.
O material coletado é transformado em peças de artesanato que são comercializadas, oportunizando renda extra para diversas famílias.
“Todos os eventos deveriam ter a coleta seletiva, estamos nesse projeto da Câmara Cidadã desde a primeira edição. Coletamos todos os resíduos que são produzidos durante os dois dias e daqui eles terão uma destinação correta”, destacou Waldirene Santos, assistente comercial da Eco-Cooperativa.
A Eco-Cooperativa levou para o Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, durante a Câmara Cidadã, peças produzidas pelas famílias que integram o grupo, utilizando como matéria-prima, por exemplo, garrafas pet.
“Temos um trabalho com a confecção de artesanato que além da questão ambiental com a reciclagem, temos a oportunidade de empreender e gerar renda para diversas famílias que fazem parte da cooperativa”, acrescentou Waldirene.
O cuidado com o meio ambiente é uma das prioridades da gestão da CMM. Dentre as ações adotadas na Casa Legislativa e que envolvem todos os servidores, estão a coleta seletiva, a coleta de pilhas e eletrônicos, reutilização da água da chuva, torneiras equipadas com dispositivos que reduzem o desperdício de água, luzes com sensor de movimento, painéis solares e geradores de energia.
A Casa Legislativa está entre as únicas do Brasil certificadas desde 2015 com a ISO 9001-2015 (gestão em processos); e desde 2016 com a ISO 14001-2015 (gestão ambiental).
A CMM ainda atua na conscientização dos servidores que são orientados a trazer copos de sua casa ou a adotar um copo descartável por dia. A redução do uso do papel também está entre as ações da Casa Legislativa que passou a adotar o sistema Câmara Digital para a tramitação de documentos de forma online.
Foto: Emerson França – Dicom/CMM