CMM aprova PL que obriga divulgação do direito aos exames da triagem neonatal nas unidades de saúde

Política
Conforme o PL, o cartaz deverá ser fixado no interior das unidades públicas de saúde municipais

Nesta quarta-feira (28/06) o plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o PL 299/2022, de autoria da vereadora de Manaus, Thaysa Lippy (PP), que obriga todas as unidades municipais de saúde, onde são feitos o atendimento do pré-natal, em Manaus, a divulgarem o direito ao teste da orelhinha, teste do pezinho, teste do olhinho e teste do coraçãozinho.

Conforme o PL, o cartaz deverá ser fixado no interior das unidades públicas de saúde municipais em que se realize pré-natal, em local visível e de fácil acesso, e trará o seguinte texto: “Sr.(a) responsável, é garantida a realização gratuita do Teste da Orelhinha, Teste do Pezinho, Teste do Olhinho e Teste do Coraçãozinho nas crianças nascidas em hospitais e maternidades públicas”.

Segundo a vereadora, em Manaus, as UBSs estão capacitadas para realizar a coleta de sangue para o teste do pezinho e. consequentemente, os demais testes. Ela ressalta ainda que todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes para a sua saúde, são os chamados exames da triagem neonatal: teste do Pezinho, teste do Olhinho, teste da Orelhinha e teste do Coraçãozinho.

Segundo a vereadora Thaysa Lippy, apesar de serem gratuitos os exames da triagem neonatal, muitas mães ainda deixam de fazer. “É de extrema importância para as crianças recém-nascidas, que esses exames sejam feitos. O teste é um conjunto de exames que detectam precocemente alterações que podem trazer sequelas graves para a criança”, argumentou.

Após aprovação no plenário, o PL agora segue para a sanção do prefeito David Almeida.