Projeto de Lei visa garantir o direito às mulheres que tem a sua vida modificada no que se refere às repercussões psicológicas, relacionamento familiar, social e imagem corporal
A proposta de assistência psicológica às mulheres mastectomizadas foi deliberada nesta quarta-feira (21/06), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O autor do Projeto de Lei (PL) 156/2023, vereador Marcio Tavares (Republicanos), destaca que o PL visa garantir o direito de apoio às mulheres que têm a sua vida modificada no que se refere às repercussões psicológicas, relacionamento familiar, funcionamento social e imagem corporal.
Marcio enumera que, o acompanhamento psicológico propicia o desenvolvimento de condições para que a mulher mastectomizada chegue com maior segurança ao reconhecimento de sua situação, adote uma postura ativa na superação de suas dificuldades e, como consequência, descobre uma série de potencialidades suas que estavam encobertas, tendo maior condição de enfrentar as transformações sofridas. Ainda segundo o parlamentar, as mulheres com câncer de mama, incluindo as que passaram pela experiência da mastectomia, submetidas ao acompanhamento psicológico obtêm ganhos significativos, como melhora no estado geral de saúde e na qualidade de vida.
“Entre as complicações mais comuns enfrentadas pelas pacientes após a mastectomia está o desenvolvimento de profunda tristeza; o isolamento social; a ausência de autoestima e a sensação de deformação física pela perda de uma parte de seu corpo. Tais consequências, se tratadas adequadamente, podem evitar que o problema, uma vez instalado, evolua para um quadro mais grave”, justifica Marcio.
Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Valter Leandro – Assessoria de Comunicação do vereador