CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

Política
Os 27 auditores internos avaliarão todos os setores da Casa Legislativa até a próxima sexta-feira (14/07)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) iniciou, na manhã desta segunda-feira (10/07), a semana de auditoria interna nos setores da Casa Legislativa, onde serão avaliados os cumprimentos das normativas referentes às ISO 9001 e 14001. Os 27 auditores internos avaliarão todos os setores da Casa Legislativa até a próxima sexta-feira (14/07).

A CMM já possui as duas certificações e, agora, busca recertificação da auditoria externa, prevista para o mês de setembro. “Os auditores internos da Casa fazem esse papel, nos estruturam, nos dão apoio, para que a gente possa submeter, futuramente, a uma auditoria externa e manter essas certificações”, explicou o diretor geral, Henry Vieira.

De acordo com Vieira, a Câmara Municipal de Manaus é a única Casa do Poder Legislativo do país a ter as duas certificações. A auditora líder, Ana Lúcia Maciel, comenta que o objetivo é orientar os servidores.

“Hoje a gente dá início a preparação do que realmente fazemos, buscando as conformidades que a gente documentou, dos procedimentos, das instruções normativas, junto da 9001 e da 14001”, disse Ana Lúcia.

ISO – A ISO 9001 é um sistema de gestão que abrange um conjunto de requisitos que, se aplicados de maneira eficaz, permite que o desempenho de uma organização melhore continuamente.

Já a ISO 14001 é uma série de normas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas, buscando a melhoria contínua na proteção do meio ambiente.