Na coletiva, Leite ressaltou a necessidade de se repensar os processos para liberação de recursos em emergências como a do RS - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Confira o balanço das ações do governo neste domingo (5) em resposta às cheias no RS

RIO GRANDE DO SUL Brasil Política

Na manhã deste domingo (5/5), o governador Eduardo Leite recebeu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Eles sobrevoaram áreas alagadas da Capital e da região Metropolitana e, em seguida, se reuniram com ministros e secretários estaduais. A visita foi acompanhada por uma comitiva com integrantes dos três poderes do governo federal. Em coletiva, Leite apresentou a situação atual do Estado e a necessidade de um plano de reconstrução.

força-integrada de resgate às vítimas das enchentes recebeu reforços neste domingo, duplicando a quantidade de embarcações utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, passando a 257 veículos. Além disso, a frota das forças de segurança recebeu mais 526 viaturas. O efetivo na linha de frente também foi ampliado, chegando a 4.991 militares e civis.

No primeiro dia de operações do Centro Regional de Doações do Vale do Rio Pardo, localizado na Universidade em Santa Cruz do Sul (Unisc), dezenas de voluntários gaúchos e de outras partes do Brasil se juntaram às equipes do governo do Estado, sob coordenação do vice-governador Gabriel Souza, para organizar e distribuir mantimentos para moradores de áreas isoladas na região.

Um canal para receber doações internacionais foi ativado pelo governo do Estado. Pessoas e organizações que desejarem contribuir poderão transferir recursos em Euro, Dólar e Libra Esterlina.

Enquanto isso, o Estado publicou neste domingo (5) o decreto que institui o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul. O grupo, formado por entidades públicas e privadas, será responsável por definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave pix do canal. De quinta-feira (2/5) até domingo (5/5), foram recebidos R$ 38.167.189,02 por meio de transferências realizadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Defesa Civil do Estado colocou em operação o Centro de Doações Regionais, em Lajeado, no Vale do Taquari. No local, serão coletadas comida pronta, água e material de limpeza. Também na cidade foi montado o Gabinete de Crise da microrregião do Vale do Taquari, junto à sede do Corpo de Bombeiros, para coordenar estratégias de enfrentamento à tragédia e comandar a distribuição das doações paras 36 cidades da região.

Voluntários com embarcações e motos aquáticas podem auxiliar no resgate de vítimas das enchentes. Com a medida, as forças integradas ampliam a capacidade de realizar resgates e evacuação das áreas afetadas.

A partir de agora, um mapa interativo vai permitir, em tempo real, o acompanhamento da situação das rodovias federais e estaduais que estão bloqueadas devido às fortes chuvas que causaram danos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Secretaria da Educação (Seduc) definiu que as aulas da Rede Estadual retornarão a partir da próxima terça-feira (7/5) para os estudantes das seguintes Coordenadorias Regionais de Educação: Uruguaiana (10ª); Osório (11ª); Erechim (15ª); Rio Grande (18ª); Palmeira das Missões (20ª); Três Passos (21ª); São Luiz Gonzaga (32ª); São Borja (35ª) e Ijuí (36ª).

Texto e edição: Secom

Foto: Maurício Tonetto/Secom

 

Fonte: https://www.estado.rs.gov.br/confira-o-balanco-das-acoes-do-governo-neste-domingo-5-em-resposta-as-cheias-no-rs