Entre outras atribuições, CMS atua na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde e no acompanhamento, avaliação e fiscalização dos serviços de saúde prestados à população, sempre com participação da comunidade
No dia 16 de dezembro, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Gravataí comemorou 31 anos de atuação no município. Para celebrar a data, o órgão realizou uma live abordando as principais conquistas ao longo dessas mais de três décadas de existência e promoveu, na última plenária de 2023, dia 18, um encontro com a nova Mesa Diretora, que terá mandato pelos próximos 2 anos.
“O SUS tem 33 anos de existência. Nosso Conselho acompanha esse processo. Isso demonstra o tamanho que tem o CMS de Gravataí, que nesses 31 anos vêm lutando para manter cada vez mais adequado o sistema de saúde, seja por meio de suas atuações, seja fazendo conferências municipais, seja participando de conferências estaduais e nacionais”, destaca o presidente do CMS de Gravataí, Marcelo Nascimento.
Nas Conferências de Saúde, a comunidade apresenta suas propostas de qualificação na área da saúde, como, por exemplo, a construção de novas unidades de saúde ou algum outro serviço, colocando essas ações ao Plano Municipal de Saúde – construído juntamente com o CMS, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e trabalhadores em saúde.
Marcelo ressalta a importância e o tamanho que o conselho possui no que se refere à qualificação da saúde oferecida à população que acessa o serviço público. “O CMS atua na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde e no acompanhamento, avaliação e fiscalização dos serviços de saúde prestados à população”.
“Nesses 31 anos, passaram valorosos conselheiros. Pretendemos que o Conselho de Saúde de Gravataí siga por muitos anos adequando o SUS cada vez com mais qualidade e mais equânime, realizando essa defesa para que todas as pessoas tenham um atendimento adequado na saúde”, complementa.
CMS
O CMS Gravataí é parte fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo o debate democrático, envolvendo toda a comunidade, apontando as metas para desenvolver o bem comum para cumprir uma das principais pactuações constitucionais do Brasil no que diz respeito à saúde para todos.
Atua, entre outras atividades, emitindo pareceres, resoluções, recomendações e moções. Desde 2020, mantém uma secretaria executiva completa, com assessoria técnica e estrutura para realizar plenárias e transmissões, além de uma Secretaria Executiva para atender as demandas da comunidade presencialmente, ou por meio dos canais eletrônicos.
No site da Prefeitura de Gravataí, há uma página do CMS, com informações e endereços dos canais nas mídias sociais, bem como as ações documentadas do Colegiado. As plenárias do CMS, realizadas de forma híbrida, são transmitidas por essas plataformas, e toda a comunidade pode ter acesso, opinar e comentar, bem como fazer proposições.
Durante a pandemia de covid-19, o CMS de Gravataí foi pioneiro em nível nacional na organização de plenárias online, sendo, inclusive, parâmetro para diversos conselhos municipais pelo Brasil. Com forte atuação junto à SMS, a Mesa Diretora do CMS emitiu diversas recomendações e resoluções ao longo do período, quando as plenárias precisaram ser suspensas. Demais informações – tanto sobre a atuação do CMS, quanto ações promovidas pelo órgão – podem ser conferidas nas redes sociais do próprio conselho (@cmsgravatai).
____________________________
Fotos: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Gravataí – https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia