Após três anos dedicados a cuidar da enfermagem amazonense, a gestão do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) chega ao seu término, deixando um legado marcado por conquistas expressivas e uma transformação notável no cenário da enfermagem local.
Encarando o desafio em meio a uma pandemia global sem precedentes, a equipe do Coren-AM assumiu um papel fundamental, agindo incisivamente para apoiar os profissionais de enfermagem que estavam na linha de frente do combate à Covid-19.
Ao analisar essa trajetória, é notável o contraste entre o Coren recebido em 2018 e o que está sendo repassado agora para a próxima gestão. “ Recebemos um Coren desestruturado e distante dos profissionais. Hoje, entregamos uma instituição representativa, profissionalizada e respeitada no sistema de Cofen/Conselhos Regionais”, afirmou Sandro André.
Durante esse período, sob a liderança de uma equipe composta por 14 Conselheiros, o Coren-AM celebrou diversas conquistas, demonstrando um compromisso inabalável com a missão de unificar e beneficiar a enfermagem em sua totalidade. “Atuamos bravamente para fazer do Coren-AM um conselho de Todos e para Todos. A implantação da Anuidade Única, a simplificação das taxas e os mais de 24 mil novos registros emitidos nos últimos 3 anos são reflexos do nosso compromisso com a categoria.”
Outro destaque foram as ações de fiscalização, que ganharam maior abrangência, alcançando 876 inspeções, sendo 310 delas realizadas no interior do estado. Foram emitidos 790 registros de anotação de responsabilidade técnica, fortalecendo a garantia da qualidade nos estabelecimentos de saúde.
Sandro André ressaltou o compromisso com o interior do estado, com presença marcante em mais de 45 municípios. “Fomos a gestão mais presente nos interiores, levando capacitação e acesso aos serviços por meio de projetos como o Coren Até Você e Coren Educa. Isso é parte do nosso esforço para abranger toda a enfermagem amazonense.”
Por meio de programas como Coren Até Você e Coren Educa, alcançamos os profissionais. Somente pelo Coren Até Você proporcionamos acesso aos serviços em 55 estabelecimentos de saúde, alcançando 3.353 profissionais, sendo 1.481 provenientes do interior do estado.
Por meio do Coren Educa, foram ministradas 103 capacitações para 9.236 profissionais em 22 municípios, somente em 2023. Além disso, o Coren-AM inovou com a criação do Coren Prepara, um preparatório para concursos exclusivo para profissionais de enfermagem. “Honra-nos iniciativas como o Coren Prepara, alcançando aproximadamente 12 mil profissionais, e eventos marcantes como a Semana da Enfermagem, que inovou ao levar sua programação também para os municípios do interior”, destacou o presidente do Coren-AM.
Com eventos significativos, como a Semana da Enfermagem, foram alcançados mais de 20 mil profissionais somente em 2023 de acordo com o relatório apresentado pelo Núcleo de educação Permanente do Coren-AM (NEP), além da criação do Prêmio Comenda Professora Josephina de Mello, que já reconheceu cerca de 70 profissionais por sua dedicação e empenho no desenvolvimento da enfermagem amazonense e sua atuação profissional, também marcaram a atuação da gestão.
A implementação do Clube de Benefícios, a resolução de processos éticos parados, a emissão de pareceres técnicos e a posse de 45 comissões de ética de enfermagem em estabelecimentos de saúde foram igualmente pontos relevantes dessa administração.
Não menos importante foi o empenho na luta pelo piso salarial da enfermagem, com diversas mobilizações e participação ativa em articulações junto ao Congresso Nacional, em defesa dos profissionais, além da conquista da criação da lei do descanso digno participando ativamente das lutas que buscam a valorização da categoria.
Sandro André concluiu afirmando: “Deixamos um Coren forte e respeitado, com saúde financeira estabilizada e um legado de compromisso com a categoria. Essa jornada de sucesso foi possível graças ao empenho de uma equipe comprometida, fazendo do Coren Amazonas um órgão que verdadeiramente contribuiu para o avanço da enfermagem brasileira.”