No primeiro dia de Sessão Ordinária do Legislativo Estadual, nesta terça-feira (6), o deputado Comandante Dan (Podemos) anunciou o início do calendário de realização de Audiências Públicas da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP/Aleam), a qual ele preside, para o próximo dia 15 de fevereiro, começando pelo município de Autazes (distante a 118 quilômetros de Manaus).
A proposta é percorrer todos os municípios localizados ao longo da BR-319, terminando em Humaitá (697 quilômetros de Manaus), no Sul do Amazonas.
Dan Câmara pretende ampliar o enfoque dos assuntos tratados nas audiências da Comissão.
“Abordaremos o direito de ir e vir como fundamento da segurança do cidadão, do contrário ele pode ser refém de sinistros e infortúnios, a exemplo do que acontece com Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Manicoré e Nova Olinda, impactadas há um ano e cinco meses pela ausência das pontes dos rios Curuçá e Autaz Mirim”, explicou.
Para o deputado, economia e meio ambiente são assuntos relacionados à questão de segurança da população. “Segurança ambiental e segurança financeira permitem a implantação de atividades que garantam trabalho e renda. A ausência do Estado nessas áreas abre espaço à ação do crime organizado. A atividade pesqueira, por exemplo, para sua prática, necessita de segurança, inclusive para o escoamento da produção”, enfatizou.
O parlamentar afirma que o calendário de audiências da rota da 319 será executado durante o 2024.
“Provável que, de acordo com os cenários encontrados, precisemos estar mais de uma vez em algumas das cidades percorridas. Essa será a primeira caravana da segurança pela BR, e dia 15 estaremos com o pé na estrada, indo ao encontro dos nossos cidadãos e seus anseios”, enfatizou.
Avanços na segurança
Comandante Dan também fez referência ao aumento de produtividade das Policiais Militar e Civil e dos bombeiros militares.
“Os números dão conta de um crescimento expressivo na apreensão de drogas e armas, e na quantidade de prisões e, como consequência, tivemos pequena queda nos indicadores de violência do Amazonas”, apontou.
Câmara considera que os avanços conquistados podem ser ainda maiores, com a adoção de uma série de medidas emergenciais sugeridas oficialmente ao Executivo Estadual.
Dossiê
O parlamentar encaminhou ao Governo do Amazonas, em novembro de 2023, dossiê com sugestões de medidas emergenciais a serem adotadas para o controle da violência.