O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o Projeto de Lei (PL) 15/2024, que pretende reconhecer a Corrida de Casqueta/Rabeta como modalidade esportiva no Amazonas.
Segundo o deputado, a corrida é um esporte de origem amazonense, que está se tornando popular nos municípios do Estado. Ele explica ainda que são realizadas diversas competições com casquetas, pequenas embarcações que voam sobre as águas, que alcançam velocidades que ultrapassam 100 km/h.
“O objetivo da proposta é estimular a interação entre os municípios, pescadores, equipes, donos de rabetas e a comunidade, além de fomentar o turismo nas regiões ribeirinhas”, ressaltou o deputado.
O parlamentar reitera que a modalidade está se tornando cada vez mais popular em diversos municípios do Amazonas. Mas, segundo ele, é importante salientar que os competidores não são atletas, mas moradores das comunidades dos municípios do Amazonas.
Segundo o objetivo do PL, o reconhecimento da modalidade trará a valorização ao turismo regional, importante para a economia e desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado, levando crescimento às comunidades ribeirinhas do Amazonas.
Corrida de Casqueta/Rabeta
O esporte de casquetas/rabetas é praticado por ribeirinhos, moradores de comunidades, em torneios que acontecem em Manacapuru, Manaquiri, Iranduba, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea e Caapiranga.
As casquetas, com no máximo três metros de comprimento, de madeira ou alumínio, são fabricadas pelos próprios competidores, com motores adaptados, que ganharam o nome de casquetas devido os cascos das embarcações serem menores do que os convencionais de uma rabeta, além de apresentarem um desenho próprio, que propicia maior velocidade.
São veículos super-rápidos, que servem não somente para o transporte do ribeirinho, mas também para competir em torneios regionais.
— — —
Foto – Sandro_Hiroshi