Feijão

Dia do Feijão – 10 de fevereiro

Amazonas Brasil Coluna de Gastronomia Gastronomia Manaus

Dia do Feijão – 10 de fevereiro

Comemora-se o dia do alimento que mais se faz presente na mesa dos brasileiros

Dentre tantos insumos, um dos mais versáteis é o feijão e nada melhor do que falar sobre ele no dia mundial do feijão, hoje dia 10 de fevereiro comemoramos a existência desse cara tão único, seja para comer com arroz, fazer um baião, uma boa sopa ou até mesmo em uma salada, todas as opções são fantásticas. Quando se fala de feijão, o que me vem a memória é sempre o que a minha mãe faz, ele é rico em ingredientes, sabores, texturas, com um caldo bem encorpado e muito gostoso.

Feijão
Bruno Oldemburg – Chef de cozinhaFotografia: @veartefoto

Sou suspeito para falar sobre comida, pois durante a minha trajetória na cozinha, tive várias experiências, algumas boas e outras ruins e no que se refere a comer bem eu entendo, me dá agonia ver alguém preparar um alimento sem ter o mínimo cuidado com a escolha dos ingredientes, eu sou um cara que gosto de sabor e quando eu falo isso é para ressaltar que todo bom feijão pra mim precisa ter sabor marcante, ser colorido e gostoso.

Após 10 anos longe das cozinhas com o incentivo do Chef Lauro Lima voltei com todo gás e atualmente faço parte da equipe de um restaurante na cidade de Manaus onde estou como responsável por coordenar a produção e a equipe do almoço executivo do Restaurante CALI que atualmente está passando por um processo de atualização de cardápio para termos uma pegada mais brasileira no cardápio do restaurante.

Bom agora chega de papo e vamos para o momento tão esperado que é compartilhar com você leitor uma boa receita de feijão.

Feijão
Dia do Feijão – 10 de fevereiro 

 

FEIJÃO DO CHEF BRUNO OLDEMBURG

INGREDIENTES   

1kg de feijão carioca

400g de bacon em cubos médios

300g de cebola roxa cortada em cubos médios

3 dentes de alho amassados

300g de batata em cubos grandes

200g de cenoura em cubos grandes

300g de jerimum regional em cubos grandes

Páprica doce quanto baste

Sal quanto baste

Cheiro verde quanto baste

MODO DE PREPARO

1 – Escolha os grãos do feijão, tire os que não estão com boa aparência e após este processo, coloque os grãos de molho em 2 partes de água filtrada de um dia para o outro, armazado coberto na geladeira.

2 – Descarte a água do remolho e reserve os grãos e coloque 2 litros de água para aquecer em uma panela a parte.

3 – Em um panela de pressão refogar o bacon e assim que começar a liberar a gordura dele, acrescentar metade da quantidade da cebola e o alho para refogar bem e acrescentar o feijão, com a água previamente aquecida e o sal.

4 – Após pegar pressão por 10min, abrir a panela e acrescentar as batatas, cenoura e o jerimum e levar para a pressão por mais 10min, após esse processo abrir novamente a panela e deixar o feijão ferver lentamente em fogo brando para que engrossar o caldo, assim que caldo estiver bem encorpado o feijão está pronto.

5 – Acerte o sal caso necessário e acrescente o cheiro verde.

Dica: Este feijão pode ser triturado e você terá um belo caldinho de feijão ou até mesmo com arroz branco.

E para finalizar, quero incentivar você leitor a aproveitar os momentos em família para fazer essa receita especial. Lembrem-se que um bom alimento é feito com fé, amor, cuidado e boas técnicas.

Deixo aqui meu caloroso abraço e incentivo aos novos cozinheiros para que façam com que os momentos a mesa sejam marcantes na vida de vocês, criem seus temperos, façam do alimento uma obra de arte, criem memórias, eternizem momentos. Dedico esta publicação a todas as pessoas que fazem parte desse meu novo começo na cozinha Brasileira. Forte Abraço!

Bruno Oldemburg – Chef de cozinha

Fotografia do Chef: Verônica Mrq @veartefoto

Instagram: @calisushibar