O alto índice de endividamento das famílias amazonenses foi tratado durante a Sessão Plenária, desta quarta-feira (8/5), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), apontou que, no mês de abril, o Amazonas teve o maior índice (21,7%) entre os estados brasileiros, de famílias que não terão condições de pagar as dívidas em atraso.
A educação financeira foi apontada como um dos fatores importantes para que a população amazonense possa mudar esse cenário. Por isso, o Projeto Vida, realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), recebeu destaque durante o pronunciamento do deputado Dr. George Lins (UB).
O parlamentar explicou que o projeto iniciou no último dia 2, com uma aula inaugural no auditório do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), da Seduc, com a participação de professores de matemática, de escolas públicas estaduais, tendo a missão de promover nas escolas estaduais oficinas educativas sobre finanças pessoais, economia, carreira profissional e empreendedorismo. A iniciativa é destinada aos estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio.
O projeto vai ao encontro da Lei nº 6.266/2023, de autoria de Lins, aprovada pela Aleam, que estabeleceu a Política Estadual de Cooperação para Implementação de Educação Financeira no âmbito das escolas públicas estaduais.
“Com certeza, a educação financeira nas escolas vai preparar esses jovens para o futuro, de maneira que a gente consiga diminuir significativamente os índices de inadimplência e endividamento”, apontou o parlamentar, destacando que as oficinas levarão conhecimentos fiscais, orçamento pessoal e relações de consumo de forma consciente.
— — —
Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam
Foto – Danilo Mello / Aleam