empreendedorismo feminino

Chef Bel Coelho aborda empreendedorismo feminino em bares e restaurantes na 36ª edição do Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília

Brasil Economia Gastronomia Negócios

Abrasel promove evento de conhecimento do setor de alimentação fora do lar terá debates sobre empreendedorismo feminino, inovação, gastronomia e produtividade 

 

Nos dias 14 e 15 de agosto ocorrerá o 36º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília, evento que discute desafios e propõe soluções inovadoras para o setor de alimentação fora do lar. O Congresso será presencial em Brasília (ingressos disponíveis no link https://bit.ly/463DJI8), mas com transmissão gratuita e online para todo o Brasil. Para acompanhar, basta se cadastrar no site http://www.abrasel.co/icongresso.

Com uma programação variada, o Congresso Abrasel, realizado em parceria com o Mundo Mesa, inclui painéis de debate, aulas-show de gastronomia com renomados chefs brasileiros e oportunidades de networking. Além das atividades principais, o evento contará com uma feira de pequenos produtores locais (Farofa) e uma degustação com restaurantes de Brasília (Melhor das Cidades), organizada pela revista Prazeres da Mesa.

abrasel
Chef Bel Coelho aborda empreendedorismo feminino em bares e restaurantes na 36ª edição do Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília

Entre os palestrantes confirmados nos painéis, estão nomes influentes do empreendedorismo e da gastronomia nacional, como a chef Bel Coelho, proprietária do Cuia Restaurante e apresentadora do programa de TV Food Connection, no canal Sabor e Arte.

Cuia, de Bel Coelho, valoriza cozinha brasileira criativa

Chef de cozinha desde os 23 anos, Bel Coelho iniciou a sua carreira como estagiária nos restaurantes Laurent Suaudeau e Fasano. Ao decorrer do tempo, compôs a cozinha de outros negócios, como o D.O.M, Madeleine, Buddha Bar e Sabuji. A chef também atuou fora do país, como em Portugal, Espanha, Inglaterra e França.

Em 2009, Bel Coelho abriu o seu próprio negócio, o Cuia. No ano passado, o negócio recebeu o selo Bib Gourmand do Guia Michelin, prêmio focado na gastronomia de qualidade a um bom preço. O restaurante, como a própria chef destaca, é focado em valorizar a cozinha brasileira criativa, exaltando ingredientes e receitas nacionais.

Bel Coelho é um exemplo de sucesso em um setor cuja presença feminina tem se fortalecido ano após ano. Segundo dados de levantamentos da Abrasel, a partir de informações fornecidas pelo Caged e pela PNAD, são cerca de 3 milhões de mulheres trabalhando nos bares e restaurantes, entre empreendedoras e trabalhadoras com ou sem carteira assinada.

E a força feminina na gestão dos negócios é o tema da palestra da chef Bel. Mediada pela jornalista Mariella Lazaretti, da revista Prazeres da Mesa, o painel “A mulher onde ela quiser: como ocupar espaços e vencer preconceitos da cozinha ao empreender” abordará tópicos sobre a atuação feminina, tanto na parte técnica quanto no processo de gerir, consolidar e expandir um negócio, enfrentando desafios como desigualdade de gênero, representatividade e a atuação das mulheres na gastronomia.

O painel ocorrerá no dia 15 de agosto, às 10h20, no auditório do centro universitário do IESB na Asa Sul de Brasília, com transmissão online para todo o Brasil. Para retirar os ingressos e acompanhar presencialmente, basta retirar o ingresso no Sympla (https://bit.ly/463DJI8); para assistir pela internet, basta se cadastrar no site do Congresso gratuitamente (http://www.abrasel.co/icongresso).

 

 

Sobre ABRASEL

A Assosciação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no país.

O setor que a Abrasel representa é uma das forças motrizes da nossa economia, com bares e restaurantes presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros. A história recente destes estabelecimentos foi marcada pela pandemia da Covid-19: o setor de AFL foi um dos mais atingidos, com fechamentos e restrições intermitentes ao funcionamento em todo o país por quase dois anos. Até 2020, havia cerca de 1 milhão de negócios do setor, empregando diretamente 6 milhões de brasileiros. Desses, 355 mil fecharam as portas em definitivo e mais de 1,2 milhão de trabalhadores perderam seus empregos durante a pandemia.

Em 2021, começa uma recuperação, com a criação de novos empregos e o surgimento de novas empresas. O setor registrou um saldo de mais de 1 milhão de novos empregos entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 20221. E, com a criação de mais de 600 mil novos estabelecimentos em 2021, há em 2022 cerca de 1,2 milhão de negócios no setor, sendo mais de 85% do setor formado por microempresas.

Os bares e restaurantes ainda se ressentem dos efeitos da crise e lutam para retomar as atividades de modo sustentável economicamente. Em abril de 2022, 28% dos estabelecimentos trabalharam no prejuízo2, reflexo de diversos fatores. A inflação acumulada em 12 meses no país até abril de 2022 foi de 12,13% – no setor, no entanto, ela ficou em 6,62%, quase a metade. A diferença é maior ainda na comparação com a inflação da alimentação dentro do domicílio, de 16,12%3. Essa defasagem mostra que os bares e restaurantes não estão conseguindo repassar os custos da inflação para os cardápios. Além disso, dívidas acumuladas durante a pandemia e empréstimos que precisam ser pagos também trazem dificuldade na gestão dos estabelecimentos.

Na maior parte dos países ocidentais, o setor de bares e restaurantes recebeu auxílio a fundo perdido para superar a crise, o que não ocorreu no Brasil. São necessárias políticas públicas para ajudar as empresas a continuar operando, gerando empregos e movimentando a economia.

 

Serviço:  

36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília

14 e 15 de agosto

Realização: Abrasel e Mundo Mesa

Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.

Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.

Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense

Mais informações em: http://www.abrasel.co/icongresso

Instagram: @abrasel_

— — — — — — — — —

Assessoria de Imprensa: Ekco Produções

 

Foto: Reprodução

Foto: Site Abrasel