Experiência e ambiente são prioridades para clientes de bares e restaurantes, aponta pesquisa da Abrasel e Sebrae

SEBRAE Gastronomia
Consumidores valorizam limpeza, atendimento e momentos sociais ao escolherem estabelecimentos, revela estudo abrangente

Um estudo colaborativo realizado pelo Sebrae em conjunto com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) trouxe à tona novas percepções sobre os fatores que influenciam a escolha de bares e restaurantes pelos clientes. Contrariando expectativas, o sabor e o preço dos pratos não estão no topo da lista de prioridades. Com base nas respostas de mais de 6 mil participantes de todas as regiões do Brasil, a pesquisa revelou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), seguidas pela cortesia, conhecimento e atendimento dos funcionários (17%), além do ambiente do estabelecimento (12,4%), são os aspectos mais determinantes na decisão dos consumidores.

O estudo ainda revelou que a maioria esmagadora dos frequentadores de bares e restaurantes (93%) prefere desfrutar de suas refeições e bebidas no próprio local. Além disso, 66,3% dos participantes afirmaram que consomem fora de casa de duas a cinco vezes por mês. Quando questionados sobre as principais motivações para sair, a maioria apontou eventos sociais (76,6%) e o convívio com amigos (76,3%) como as razões mais preponderantes.

Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, “os resultados da pesquisa são importantes para o empresário do setor da alimentação fora do lar analisar atentamente e revisar como está lidando com cada aspecto valorizado pelo cliente, fazendo ajustes e melhorias onde houver necessidade, aproveitando essa valiosa fonte de consulta”, destaca.

Da mesma forma, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a relevância dos resultados para os empreendedores do setor de alimentação fora do lar. Ele enfatizou a importância da inovação e sustentabilidade, afirmando que esses fatores são cruciais para atrair clientes que buscam momentos de lazer em estabelecimentos gastronômicos. “É essencial o cuidado e a capacitação de toda a equipe para garantir uma experiência satisfatória”, complementou Décio Lima.

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:
• Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%
• Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%
• Ambiente do estabelecimento: 12,4%
• Comida gostosa: 10,3%
• Preço acessível: 7,2%

Hábitos de consumo dos brasileiros:
• No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;
• Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;
• De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).