Festival Bar em Bar no Amazonas vai até 17 de novembro
De 31 de outubro a 17 de novembro, 22 estabelecimentos locais celebrarão a cultura e gastronomia dos botecos com petiscos a preços promocionais.
O Festival Bar em Bar está oficialmente lançado. Agora, os amantes da boa comida têm um encontro marcado com a 18ª edição do evento, que se estenderá até 17 de novembro. Em uma celebração da cultura dos botecos, 22 estabelecimentos amazonenses vão abrir suas portas para oferecer petiscos exclusivos a preços promocionais.
Com o tema “Um brinde aos melhores momentos”, o evento promovido pela Abrasel no Amazonas destaca a importância dos bares como espaços de socialização e de celebração da gastronomia local. Durante essas semanas, os participantes poderão saborear criações elaboradas especialmente para o festival, valorizando a diversidade e a criatividade que caracterizam a culinária dos botecos.
“O Bar em Bar celebra a cultura de boteco e movimenta o setor de alimentação fora do lar, trazendo muitas oportunidades para os bares e restaurantes locais. Esperamos que as casas participantes encantem o público com a originalidade de seus pratos e que o festival fortaleça ainda mais o papel desses empreendimentos como pontos de encontro e de valorização da gastronomia da nossa região”, destaca Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no Amazonas.
Na noite de abertura do festival, realizada nesta quinta-feira (31), no Salão Nobre do Studio 5 Centro de Convenções, a Abrasel no Amazonas reuniu os representantes das casas participantes, a imprensa, personalidades locais e autoridades para apresentar como funcionará a dinâmica desta edição. Durante o evento, o vereador Rodrigo Guedes foi homenageado com uma placa de agradecimento, em reconhecimento ao apoio dado ao setor de alimentação fora do lar, através de emendas que viabilizam eventos importantes, como o festival Bar em Bar 2024.
Neste ano, participam do festival no Amazonas os seguintes estabelecimentos: A Porcaria Boteco, Amazon Bowling (Unidades Adrianópolis, Shopping Sumaúma e Studio 5), Ancho Steak Burger, Bar Do Armando, Botecaria, Bragança Bar E Restaurante, Camarão Amazonas (Unidades Parque 10, Park Mall Ephigênio e Ponta Negra), Caramuri Culinária Amazônica, Cervejaria Porto De Lenha, Downtown Gastrobar, Flor De Jambu Manaus, La Finca Bar E Restaurante, Minhas Delícias Culinária Paraense, O Boteco (Unidade Sumaúma), Retrô Bar Manaus, Salomé Bar e Vumbora Culinária Amazônica.
Para os proprietários, essa é uma oportunidade de conquistar novos clientes, fomentar a economia e reforçar a identidade de seus estabelecimentos. Os visitantes, por sua vez, terão a chance de descobrir novos lugares e se deliciar com receitas que prometem surpreender.
Para mais detalhes sobre os estabelecimentos participantes e os pratos especiais, acesse o site oficial do festival www.barembar.com.br
Sobre ABRASEL
A Assosciação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no país.
O setor que a Abrasel representa é uma das forças motrizes da nossa economia, com bares e restaurantes presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros. A história recente destes estabelecimentos foi marcada pela pandemia da Covid-19: o setor de AFL foi um dos mais atingidos, com fechamentos e restrições intermitentes ao funcionamento em todo o país por quase dois anos. Até 2020, havia cerca de 1 milhão de negócios do setor, empregando diretamente 6 milhões de brasileiros. Desses, 355 mil fecharam as portas em definitivo e mais de 1,2 milhão de trabalhadores perderam seus empregos durante a pandemia.
Em 2021, começa uma recuperação, com a criação de novos empregos e o surgimento de novas empresas. O setor registrou um saldo de mais de 1 milhão de novos empregos entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 20221. E, com a criação de mais de 600 mil novos estabelecimentos em 2021, há em 2022 cerca de 1,2 milhão de negócios no setor, sendo mais de 85% do setor formado por microempresas.
Os bares e restaurantes ainda se ressentem dos efeitos da crise e lutam para retomar as atividades de modo sustentável economicamente. Em abril de 2022, 28% dos estabelecimentos trabalharam no prejuízo2, reflexo de diversos fatores. A inflação acumulada em 12 meses no país até abril de 2022 foi de 12,13% – no setor, no entanto, ela ficou em 6,62%, quase a metade. A diferença é maior ainda na comparação com a inflação da alimentação dentro do domicílio, de 16,12%3. Essa defasagem mostra que os bares e restaurantes não estão conseguindo repassar os custos da inflação para os cardápios. Além disso, dívidas acumuladas durante a pandemia e empréstimos que precisam ser pagos também trazem dificuldade na gestão dos estabelecimentos.
Na maior parte dos países ocidentais, o setor de bares e restaurantes recebeu auxílio a fundo perdido para superar a crise, o que não ocorreu no Brasil. São necessárias políticas públicas para ajudar as empresas a continuar operando, gerando empregos e movimentando a economia.
Serviço:
Bar em Bar – Um brinde aos melhores momentos
31 de outubro a 17 de novembro
Mais informações: www.barembar.com.br
Realização: Abrasel no Amazonas
Patrocínio: Friboi, PicPay, Seara, Catupiry, Ambev, Água Mineral Yara e BAT Brasil.
Apoio: Prefeitura de Manaus e Manauscult
— — — — — — — — — — — — — — — — — —
Assessoria de Imprensa: Ekco Produções
Contato: Rodrigo Amorim (92) 98134-5970
Fotos: Ekco Produções