A partir de sua experiência pessoal com esses incríveis e preciosos recursos oferecidos pela natureza, um grupo de profissionais das áreas comercial e de saúde se propôs a tornar realidade o desejo comum de compartilhar com o mundo os benefícios dos óleos essenciais.
Assim, foi criada a doTERRA: nome que se origina do latim e que significa “Dádiva da Terra”.
Para os fundadores da doTERRA, não bastava simplesmente disponibilizar óleos essenciais para lares em todo o mundo; eles haviam se comprometido a fornecer, exclusivamente, os óleos essenciais mais puros e de melhor qualidade possível. Surgiu, então, o primeiro desafio a ser superado: estabelecer, em um setor até então inexistente, um padrão máximo de qualidade. Esse comprometimento resultou, assim, na criação de um novo e elevado padrão de qualidade: o CPTG™ (Certificado de Pureza Testada e Garantida), o qual foi desenvolvido para que os usuários dos óleos essenciais doTERRA pudessem ter a certeza de que estavam usando o que poderia existir de melhor para promover o bem-estar de seus entes queridos.
Disponibilizar óleos essenciais para o mundo era um projeto desafiador que exigia o envolvimento de uma equipe de pessoas dedicadas, empenhadas com o trabalho árduo, mas também comprometidas, cheias de paixão e visão de futuro. Essa equipe foi montada e cresceu bastante desde sua criação, mas sua missão permanece e permanecerá sempre inalterada: fornecer óleos essenciais que possam ser usados com segurança e que beneficiem a todos, desde o iniciante até o profundo conhecedor.
Compartilhar óleos essenciais é uma experiência única e muito especial. Cientes disso, os fundadores da doTERRA reconheceram a necessidade de implementar um modelo de vendas que permitisse que as pessoas experimentassem o incrível poder dos óleos essenciais enquanto desenvolviam relacionamentos de confiança. Assim, e para melhor facilitar as experiências pessoais com os óleos essenciais, a doTERRA decidiu utilizar, em vez do marketing de massa, um modelo de venda que possibilita que os distribuidores estejam em contato direto com seus clientes. Esse modelo também criou a oportunidade para que pessoas e famílias alcançassem seus sonhos de independência financeira.
Atualmente, mais de dois milhões de Membros usam e compartilham produtos doTERRA em todo o mundo.
Em 25 de abril de 2008, a doTERRA disponibilizou para venda 25 diferentes óleos individuais e 10 “mixes”. A partir daí, foram por ela apresentados ao mercado muitos outros óleos individuais e “mixes” de óleos, bem como suplementos, uma linha de spa e vários outros produtos com o objetivo de propiciar um estilo de vida saudável, construído a partir do uso de óleos essenciais e de uma filosofia abrangente de bem-estar.
Claro que essa oferta não teria sido possível sem o apoio de uma Rede Botânica Global composta por artesãos e destiladores. À medida que a doTERRA foi se tornando uma empresa confiável no setor de óleos essenciais, também conseguiu formar parcerias com comunidades localizadas em diferentes pontos do planeta e, mais do que isso, ajudá-las a melhorar seu próprio futuro econômico por meio do modelo Co-Impact Sourcing™ (Fornecimento por Coimpacto) e da doTERRA Healing Hands™.
Com base em um complexo industrial e comercial de última geração localizado na cidade de Pleasant Grove, Utah/EUA, a doTERRA continua trabalhando para alcançar seu objetivo de fornecer a todas as famílias, em todos os lugares, os benefícios proporcionados pelos óleos essenciais.