Furacão Milton: Situação ainda é crítica no estado, voos brasileiros foram cancelados
Pelo menos dez pessoas morreram durante o Furacão Milton na Flórida. Quem passou a informação foi o secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, em um relatório da Casa Branca.
Na tarde desta quinta-feira (10), o presidente Joe Biden falou sobre os impactos do furacão Milton. E alertou que as condições continuam críticas.
Após cerca de 12 horas cruzando a região, pela manhã, a tempestade se dirigiu para o Oceano Atlântico caindo para um furacão de categoria 1. Mais de 3 milhões de residências ficaram sem energia. De acordo com Joe Biden, mais de 40 milhões de trabalhadores estão atuando para restaurar a energia no estado.
Brasileiros que moram na Flórida contaram como se protegeram do furacão.
A Administração Federal de Aviação informou que os aeroportos da Flórida permaneceram fechados na quinta-feira (10), incluindo Tampa, Palm Beach e St. Pete-Clearwater, com exceções para aeronaves de emergência.
As companhias aéreas Azul, Gol e Latam cancelaram voos do Brasil para a Flórida, nesta quinta-feira (10).
*Com informações da Agência Reuters
Fonte: Agência Brasil
Companhias aéreas cancelam voos para Flórida, saiba o que fazer
Procon SP dá orientações para passageiros que tiverem voos cancelados
Por causa do Furacão Milton as empresas aéreas Gol, Azul e Latam cancelaram os voos que seguiriam para a Flórida nesta quinta-feira (10). As empresas informaram que estão realocando os passageiros conforme a disponibilidade.
Para orientar os consumidores que tem viagens programadas para o sul dos Estados Unidos, mais especificamente para a Flórida nos próximos dias, o Procon de São Paulo divulgou algumas orientações. Entre elas estão:
Antes de ir ao aeroporto o consumidor deve entrar em contato com a companhia aérea para verificar a situação do voo – se está confirmado, adiado ou cancelado – inclusive para viagens previstas para os próximos dias.
Nas situações em que a viagem tenha sido contratada junto a uma agência de viagens, esta empresa também deve ser procurada para prestar orientações sobre como proceder.
O consumidor deve guardar o comprovante de eventuais gastos que tiver em decorrência do atraso ou cancelamento, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras.
Se não conseguir resolver diretamente com a empresa e considerar que seus direitos não foram atendidos, pode procurar o órgão de defesa do consumidor de sua cidade ou estado.
*Com locução de José Carlos
Governo dará apoio a brasileiros por passagem de furacão na Flórida
Ministro falou da repatriação de brasileiros nos EUA e Líbano.
O Brasil fará tudo o que for necessário para atender a comunidade brasileira que precisar de apoio por ocasião da passagem do furacão Milton, que deve chegar à costa da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (09).
A garantia foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ele participou na manhã de hoje do Programa Bom dia, Ministro! produzido pela Empresa Brasil de Comunicação; e, na saída, falou com a TV Brasil e a Rádio Nacional.
Vieira disse que até o momento o governo não recebeu nenhum pedido repatriação de brasileiros dos Estados Unidos. Mas, se houver pedidos, o governo vai atuar.
Raízes do Cedro
Já sobre as famílias no Líbano, em meio ao conflito de Israel com o Hezbollah, o ministro disse que, no que depender do Brasil, tudo será feito para auxiliar quem quiser voltar.
Segundo Mauro Vieira, cerca de 20 mil brasileiros que vivem em Beirute e nos arredores de outras cidades do Líbano e muitos pediram para voltar ao Brasil.
A operação de repatriação de brasileiros do Líbano já concluiu dois voos, que trouxeram 456 pessoas e seis animais domésticos ao Brasil.
O terceiro voo pousou em Beirute, capital libanesa, no final da manhã desta quarta-feira (09).