Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo
A saúde é uma das principais bandeiras do mandato do vereador Joelson Silva (sem partido), que tem lutado permanente na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para garantir o direito à saúde dos manauaras. Por isso, neste mês da campanha “Janeiro Branco” o parlamentar chama a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental e para o respeito à condição psicológica de cada pessoa.
Para Joelson Silva a saúde mental deve ser um tema discutido ao longo de todo o ano.
“O Janeiro Branco vem desmistificar, trazer informações, quebrar tabus e muitos preconceitos que as pessoas com transtornos ainda enfrentam nos dias de hoje”, comentou.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, com 9,3% da população diagnosticada. Cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas.
Segundo a OMS, os índices de pessoas com transtornos mentais aumentaram consideravelmente nos últimos anos, com a inclusão de doenças como Síndrome de Burnout, ansiedade e depressão na lista de doenças relacionadas ao trabalho.
A OMS também acende um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
O Janeiro Branco é uma campanha mundial, mas só se tornou um marco oficial no calendário do Brasil em 2024.
Preconceito – Os profissionais de psicologia explicam que, na saúde mental, o preconceito é uma das grandes dificuldades para que haja tratamento adequado de pacientes. Muitas pessoas evitam psicólogos e psiquiatras por imaginarem ser taxados como loucos, ao mesmo tempo que a maior parte da população desconhece a importância do tratamento de males como a depressão.
Janeiro Branco – O Janeiro Branco é uma campanha criada em 2014, por psicólogos brasileiros para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental.
A cor representa uma página em branco como oportunidade de escrever uma nova história, priorizando o cuidado com o bem-estar mental. Além disso, o movimento destaca a necessidade de desconstruir tabus relacionados à saúde emocional.
A intenção do Janeiro Branco é promover um ambiente acolhedor em que as pessoas sintam-se à vontade para expressar suas emoções e buscar apoio quando necessário. Em 2024, o lema do Janeiro Branco é: “Saúde mental enquanto há tempo”, reforçando a necessidade do cuidado com esse tema.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Divulgação – Dicom/CMM