João Carlos celebra assinatura de Carta de Intenções que firma compromisso entre Amazonas e Portugal

Política
Vereador, presidente da Frente Parlamentar de Relações Exteriores da CMM, está no país para estabelecer parcerias entre Manaus e cidades portuguesas

O vereador João Carlos (Republicanos), participou, na quinta-feira (02/11), do evento de assinatura da Carta de Intenções entre o coordenador-geral do Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam/Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos); e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de Portugal.

O evento, realizado na cidade de Coimbra, contou também com a presença do vereador de Manaus Marcelo Serafim (PSB), e de entidades da indústria das cidades portuguesas de Leiria e Aveiro.

João Carlos, presidente da Frente Parlamentar de Relações Exteriores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), destacou a importância dessa colaboração, enfatizando o potencial de Portugal como uma porta de entrada para o mercado europeu e um país que compartilha afinidades culturais e linguísticas com o Brasil.

“A assinatura da Carta de Intenções, representa um passo significativo na promoção da interação entre empresas, instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e da região Centro de Portugal”, disse João Carlos.

“Essa parceria representa um grande avanço na promoção de oportunidades econômicas e no fortalecimento das relações internacionais entre o Amazonas e Portugal”, comemorou o parlamentar republicano.

Parceria – A Carta de Intenções visa a promoção de cooperação econômica, empresarial, acadêmica, científica e tecnológica entre as duas regiões. Dentro desse escopo, destacam-se a cooperação científica e tecnológica nas áreas do meio ambiente, biotecnologia, cidades inteligentes, cooperação territorial, comércio e serviços, empreendedorismo, indústria, inovação e competitividade, saúde e turismo.

Na área econômica, o documento prevê a criação de projetos empresariais conjuntos que possibilitem o acesso direto ao mercado europeu e a grande parte do mercado da América do Sul.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador