Vereador defendeu debates sobre saúde mental envolvendo a sociedade e o poder público
Em pronunciamento nesta terça-feira (05/03), o vereador Joelson Silva (sem partido) afirmou que enviará ao Executivo Municipal uma indicação para que o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), em fase de construção no parque Amazonino Mendes, seja destinado exclusivamente para o atendimento de crianças e jovens da cidade Manaus.
O CAPs está localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, nas zonas leste e norte.
Joelson Silva iniciou o discurso destacando dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), que comprovam o crescimento da taxa de suicídio entre jovens, de 6% por ano no Brasil entre 2011 a 2022, enquanto as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos de idade evoluíram 29% ao ano no mesmo período.
“Eu tenho falado a respeito deste assunto e isso me chamou bastante atenção, tenho acompanhado algumas pesquisas também feitas por outras entidades e até matérias jornalísticas. As pesquisas nos relatam que estamos indo na contramão da escala global. Enquanto os índices diminuem no resto do mundo, aqui nas Américas e em especial no Brasil e na região Norte vem aumentando esses casos”, salientou.
Pandemia – O parlamentar ressaltou que durante o período da pandemia de Covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022.
Para Joelson Silva é importante levantar debates e falar sobre o suicídio. Segundo ele, tais ações requerem uma articulação em rede envolvendo famílias, Poder Público e sociedade, e propôs a realização de uma Audiência Pública juntamente com o presidente da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) e demais parlamentares da Casa Legislativa.
Amazonas – Em 2020, Manaus registrou 119 mortes por suicídio, com um aumento de 13,33% em relação ao ano de 2019, onde foram registrados 105 mortes. Já no ano de 2021, entre os meses de janeiro a abril, foram registrados na capital 46 casos. Ao todo, entre os anos de 2019 a 2021 foram registrados na capital 270 suicídios, já o interior apresenta 79 mortes, totalizando 349 casos no estado do Amazonas nos últimos três anos, um aumento muito significativo para o nosso estado.
Texto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: André Freitas