A Lei n° 6.771, de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), reconhece a robótica como esporte de competição e garante aos estudantes do ensino fundamental da rede estadual, o acesso ao conteúdo educacional do tema.
De acordo com o parlamentar, a opção de incluir a robótica cabe ao Poder Executivo, como matéria extracurricular e optativa em toda a rede estadual de ensino. Sendo designada a Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) para desenvolver ações para ampliar o conhecimento educacional e esportivo no campo da robótica no Estado.
“É fundamental garantir o acesso à evolução tecnológica na rede pública de ensino, capacitando professores e alunos, promovendo a interação interpessoal no ambiente escolar, o raciocínio lógico e o pensamento crítico dos alunos. Possibilitando aos estudantes uma maior autonomia no seu próprio aprendizado”, justificou o deputado.
De acordo com a legislação, é dever do Poder Executivo tomar as medidas necessárias para que a robótica seja reconhecida como uma modalidade esportiva, com torneios escolares, que deverão ser organizados em colaboração com o corpo pedagógico e docente das escolas.
“Como a globalização e os avanços tecnológicos diários, a robótica e a inteligência artificial são realidades atuais, é necessário acompanhar esse processo, implementando recursos de aprendizagem que acompanhem todas essas mudanças, beneficiando a educação do Estado do Amazonas”, enfatizou Cristiano D’Angelo.
O Amazonas, segundo o parlamentar, é um dos maiores polos industriais do país, o que se deve à contribuição de instituições de ensino técnico, na formação de mão de obra qualificada e especializada. “Dessa forma é de suma importância a evolução de políticas públicas voltadas à área tecnológica”, concluiu.
— — —
Assessoria de Comunicação – Renielle Carvalho