A força-tarefa da Prefeitura de Porto Alegre para limpar a cidade após a enchente chega a nove locais nesta segunda-feira, 27. As equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estarão atuando nos trechos onde a água baixou. Confira abaixo.
Desde 6 de maio, quando as limpezas começaram nos pontos de resgate, até a noite de domingo, 26, foram retiradas 11.678 toneladas de resíduos das ruas, como restos de móveis estragados, raspagem de lodo acumulado e varrição. Em áreas inundadas, o DMLU precisa aguardar que a água recue para dar início ao serviço.
Força-tarefa – Cerca de 800 garis das seções Centro, Extremo-Sul, Norte, Sul e Leste estão atuando nos serviços de limpeza dos bairros mais afetados pela cheia do Guaíba, conforme as águas vão baixando em cada local. Os trabalhadores são auxiliados por mais de 200 equipamentos entre caminhões e retroescavadeiras. Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Bota-espera – Moradores e empresas podem fazer o descarte de resíduos pós-enchente em algum dos pontos bota-espera abaixo:
– Terreno ao lado da Receita Federal – avenida Loureiro da Silva, 678 – Centro Histórico
– Terreno ao lado do Dmae – avenida Loureiro da Silva, 104 – Centro Histórico;
– Terreno na Serraria – avenida da Serraria, 2.517.
Bota-espera são áreas próximas das regiões inundadas, onde o DMLU descarrega os materiais recolhidos. Depois, os resíduos serão direcionados para o aterro de inertes em Gravataí.
Chuvas – A prefeitura pede que, devido à previsão de chuvas intensas, a população não coloque resíduos nas ruas. A solicitação se estende até a estabilização do clima, para evitar acúmulo de resíduos que possam ser levados pela água.
Locais desta segunda-feira:
– Menino Deus
– Cidade Baixa
– Centro Histórico
– Sarandi
– Floresta
– São Geraldo
– Jardim das Palmeiras/Cavalhada
– Lami
– Belém Novo
Foto: Filipe Karam/PMPA