Vereador alerta para necessidade de conscientização da população e de ações da gestão para resolver esse acúmulo de lixo na cidade
O vereador Lissandro Breval (Avante) trouxe à discussão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nessa segunda-feira (02/10), o expressivo e problemático acúmulo de lixo evidenciado pela vazante no Amazonas. Breval disse que além da urgente necessidade de mudança de postura e consciência ambiental por parte da população, efetiva ação de limpeza precisa ser planejada e executada pela atual gestão municipal.
“Os igarapés e rios estão baixando, cursos de água estão virando córregos, e a nossa cidade está ficando tomada por lixo. Para onde se olha, tem muito lixo acumulado, jogado ali sem que as graves consequências tenham sido calculadas. Precisamos trazer ao debate ações de conscientização sim, assim como já vou solicitar à gestão municipal que aja nessas áreas com grandes mobilizações. Vou solicitar informações para saber o que tem programado neste sentido”, afirmou.
Ainda durante discurso, Breval reforçou bandeira que tem sido tema de discursos dele nas últimas semanas: o lixo como oportunidade de negócio. Para o parlamentar, Manaus tem perdido importante oportunidade ao ignorar o fomento que o restante do país e mundo já têm colocado em prática.
“Tenho batido nesta tecla. Quanto lixo aí devia nem ter sido eliminado dessa forma? Quanto lixo poderia ter alimentado cooperativas e associações de catadores? O lixo já é negócio no restante do mundo. Por que nós ainda insistimos em ignorar isso? Eu tenho insistido e lutado por isso, inclusive com projeto de lei que defende a contratação de associações pela gestão municipal tramitando na CMM. Não vou desistir até que ações neste sentido sejam realizadas’, concluiu.