Repitikos traz vivências pessoais para o franchising e contribui para a responsabilidade ambiental por meio do desapego e mudança de consumo com moda circular
Foi buscando um par de sapatos para o batizado do filho que Mariana Spadacio viu a importância do consumo consciente e da reutilização de roupas. A ideia nasceu de uma experiência pessoal. “Estava grávida durante a pandemia e comprei um sapato de R$800,00 para meu filho. O tempo passou tão rápido que ele cresceu e nem chegou a usá-lo. Fiquei frustrada, mas logo pensei que talvez outras mães enfrentam a mesma situação e que outros bebês poderiam usar aquele calçado. Os vestuários ganham uma nova vida e ajudam a manter a Terra sustentável e saudável para todos”.
O que é Moda Circular?
Moda circular é um jeito legal de cuidar do planeta! Significa que, em vez de jogar fora as roupas que não usamos mais, a gente pode consertar, trocar, doar ou reciclar. Assim, as roupas ganham uma nova vida e ajudamos a manter a Terra mais limpinha e saudável para todos nós.
De acordo com projeções do Boston Consulting Group (BCG), essa maneira de agir no Brasil pode atingir um crescimento anual de 15% a 20% até 2030. Fundada em 2021, a Repitikos segue a moda circular, conceito da indústria fashion que possui a abordagem da reciclagem e venda de roupas seminovas, contribuindo para a responsabilidade ambiental e o consumo consciente. A empresa aposta no comércio de roupas infantis, além de acessórios e brinquedos “gentilmente” usados, ou seja, produtos seminovos. A premissa chamou a atenção da empresária de franquias, Ana Paula Ferro, que passou a investir na empresa como sócia de Mariana.
A sócia-fundadora afirma: “A Repitikos foi idealizada para mães que querem desapegar de peças e acessórios que não servem mais em seus filhos, de maneira com que eles não sejam simplesmente descartados”. Conforme dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), além de crescer em média 6% ao ano no Brasil, a moda infantil representa 16% do setor têxtil, considerando que o país é o quinto produtor têxtil do mundo.
A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo. Um levantamento publicado pela Global Fashion Agenda aponta que mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados nos últimos anos. A decomposição de roupas de fibras sintéticas pode levar centenas de anos, os componentes químicos podem contaminar o solo e a água, além dos gases de efeito estufa emitidos na cadeia de produção e no descarte.
Ao mesmo tempo em que a indústria está em ascensão, as crianças não utilizam as mesmas peças por muitos anos, uma vez que estão em fase de crescimento, e acabam por jogar no lixo ou simplesmente guardar sem uso. Sendo assim, a reutilização das roupas torna-se mais benéfica diante do aumento de preços em enxovais, os quais a criança geralmente usa uma ou duas vezes.
A marca possui roupas e brinquedos que podem ser utilizados desde os recém-nascidos até o tamanho 16 da numeração brasileira. Preocupada com o meio ambiente e com as próximas gerações, Spadacio busca ajudar mães e responsáveis por crianças e recém nascidos, além de incentivar boas práticas de consumo e hábitos que podem contribuir para uma mudança futura.
Acreditamos que a sustentabilidade é o jeito certo de cuidar do futuro das nossas crianças. Por isso, queremos criar um mundo onde as crianças possam desbravar, aprender e viver em ambiente saudável, verde e cheio de oportunidades. Ao se tornar franqueado, você se torna parte deste movimento, construindo um legado de cuidado, respeito e troca pelo nosso planeta e, acima de tudo, pelas futuras gerações.
Serviço: https://repitikos.com.br/
Assessoria de imprensa: Mengucci Imprensa e Mídia – mengucci.imprensaemidia@gmail.com