Município de Ipixuna inicia ações do Cidade Empreendedora 2024

Amazonas Economia Empreendedorismo Ipixuna - AM Negócios SEBRAE
O município aderiu ao programa em outubro de 2023, onde atuará até o primeiro semestre de 2024

Dando continuidade às atividades de desenvolvimento socioeconômico no município de Ipixuna (1.363 km de distância de Manaus), a prefeitura municipal, em parceria com o Sebrae Amazonas, iniciou uma série de capacitações gratuitas que estão sendo executadas desde o dia 02 de abril na localidade. Inscrições e informações podem ser feitas na Sala do Empreendedor do município.

As primeiras capacitações são voltadas para inclusão produtiva e sustentabilidade, com cursos de adubação de hortaliças, agente ambiental, adubação em frutífera industrial, melhoramento de churrasquinho, doces e salgados e tortas e sobremesas. As atividades fazem parte do desdobramento dos alinhamentos que foram realizados entre o corpo técnico do Sebrae-AM e o secretariado municipal. O município aderiu ao programa em 2023 e atuará até o primeiro semestre de 2024.

Com 24.311 pessoas residentes no município, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), Ipixuna possui 1,3 mil pequenos negócios, segundo o DataSebrae (março de 2023). Além da localidade apresentar um forte potencial empreendedor, o programa tem impactado positivamente a população e as empresas melhorando serviços do Sebrae-AM já existentes na localidade, como a Sala do Empreendedor, como aponta a prefeita Maria Oliveira. “O Município tem dado continuidade aos trabalhos relacionados ao Programa Cidade Empreendedora. Foi um grande acerto trazermos o Sebrae para a cidade, visto que, através da Sala do Empreendedor, o município já realizou ações em diversas áreas. Nas capacitações já foram ofertados uma variedade de cursos”, explica a prefeita.

A Sala do Empreendedor no município realizou uma série de atividades, como: abertura ou baixa de MEI, ME e EPP, Emissão de CND, Emissão de Guia de Pagamento mensal do MEI (DAS), Orientações para autônomos, visitas a empresas e diversas outras atividades. Além disso, a Sala realizou ações de crédito, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Para o gestor do projeto de Atendimento Territorial do Juruá do Sebrae-AM, Leonardo Almeida, o Cidade Empreendedora está atuando no município visando acelerar o desenvolvimento socioeconômico. Até o momento, perto de 50% das ações do programa já foram executadas. “Tivemos um saldo muito positivo das ações que o programa executou no município no ano passado. Agora, estamos trabalhando para dar seguimento às ações para 2024, serão diversas capacitações e atividades”, informa o gestor.

O programa já realizou cursos de Panificação, Doces e Salgados, Tortas e Sobremesas, Atendimento ao Cliente, Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos, Cooperativismo e Associativismo, Boas Práticas da Fabricação da Farinha de Mandioca, Adubação em Frutíferas, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Noções Básicas de Georreferenciamento, Legislação Urbana e Meio Ambiente, Operador de Máquinas Pesadas, Mecânica de Máquinas Pesadas entre outras.