Nota de Esclarecimento

Nota

Nota de Esclarecimento

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) vem a público esclarecer à imprensa o motivo pelo qual não pode participar de greves e paralisações, conforme estabelecido em sua norma e legislação vigente.

O Coren-AM é um órgão responsável pela fiscalização e regulamentação do exercício profissional de enfermagem em nosso estado. Sua principal função é garantir a segurança e qualidade da assistência prestada à população, além de zelar pelo cumprimento das normas éticas e legais que regem a profissão.

A participação em greves e paralisações, embora seja um direito legítimo dos trabalhadores, é vedada aos conselhos profissionais, incluindo o Coren-AM.

É importante ressaltar que o Coren-AM está atento às demandas e necessidades dos profissionais de enfermagem e tem buscado atuar de forma incansável na defesa de seus direitos e na melhoria das condições de trabalho. Um exemplo disso foi a sua participação ativa na luta pelo piso salarial, na qual o Coren-AM foi incansável nas articulações no Congresso Nacional. Além disso, organizou diversas mobilizações ao longo dos últimos anos na capital e nos municípios do interior, e participou ativamente das mobilizações nacionais para garantir que o piso fosse votado e aprovado até a sua sanção presidencial.

Em continuidade ao apoio a todas essas ações de luta, estará nesta quarta-feira, dia 28, em Brasília para reforçar o ato de mobilização nacional e sensibilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal que ainda não votaram sobre o futuro do piso da enfermagem. Junto a outras entidades representativas de âmbito nacional, todo o sistema Cofen e os Conselhos Regionais, estarão dialogando com os Ministros para que todas as ações movidas pela enfermagem no país tenham um efeito positivo e garantam o cumprimento da lei 14.434 em sua integralidade, conforme sancionado em 2022, e de forma justa, garantam a verdadeira valorização dos profissionais de enfermagem do Amazonas e do Brasil.

Contamos com a compreensão da imprensa e de toda a sociedade na divulgação dessas informações, reforçando a importância do trabalho realizado pelos profissionais de enfermagem e do papel fundamental do Coren-AM no zelo por uma prestação de assistência à saúde de qualidade e na luta pela valorização.