Notícias

Notícias da Câmara Municipal de Manaus

Amazonas Brasil Manaus Política

Notícias da semana de 14 a 18 de Outubro da CMM

Rosivaldo Cordovil apresenta projeto para instituir o selo “Amigo do Autista” em Manaus

A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho

O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) apresentou na segunda-feira (14/10), um projeto de lei que propõe a criação do selo “Amigo do Autista” em Manaus.

A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho e em estabelecimentos comerciais e públicos da cidade.

notícia
Rosivaldo Cordovil apresenta projeto para instituir o selo “Amigo do Autista” em Manaus

O projeto prevê uma série de adaptações para que empresas e instituições possam se adequar às necessidades de pessoas com TEA.

“Essa iniciativa é um passo importante para a inclusão de pessoas com TEA, garantindo mais oportunidades e um ambiente de trabalho mais acolhedor”, destacou.

Entre as exigências para a obtenção do selo estão a oferta de vagas específicas para autistas, a capacitação de funcionários para interagir com essas pessoas, a adaptação do ambiente de trabalho e a flexibilização de horários e tarefas.

As empresas também deverão adotar uma comunicação clara e objetiva, além de oferecer atendimento preferencial para pessoas com TEA.

De acordo com Cordovil, o selo tem o intuito de transformar a forma como o mercado de trabalho e os serviços públicos tratam as pessoas com autismo.

“Queremos que as empresas se tornem verdadeiros aliados na luta pela inclusão, recebendo incentivos fiscais e reconhecimentos por seus esforços”, complementou.

O projeto de lei ainda prevê a concessão de incentivos fiscais e outros benefícios para as empresas que aderirem à iniciativa e conquistarem o selo “Amigo do Autista”.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Assessoria de Comunicação do vereador

notícias
Projeto de Dr. Daniel, que cria a ‘Campanha de incentivo a visitas em asilos de Manaus’, avança na CMM

Projeto de Dr. Daniel, que cria a ‘Campanha de incentivo a visitas em asilos de Manaus’, avança na CMM

De acordo com o parlamentar, o projeto é uma ferramenta de combate ao isolamento social

O Projeto de Lei (PL) nº 377/2023, de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos), que cria a “Campanha de incentivo a visitas em asilos de Manaus”, avançou no plenário da Casa Legislativa. Após ter o parecer favorável da 4ª Comissão de Educação aprovado em 1ª discussão na segunda-feira (14/10), o PL vai à 2ª discussão.

O vereador, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da CMM, destaca que o projeto é uma ferramenta de combate ao isolamento social.

“Precisamos proporcionar aos nossos idosos o contato interpessoal, inserindo esse grupo de maneira ativa na sociedade, compartilhando experiência, valores, respeito, empatia, paciência, amizade e admiração. Isso influencia diretamente no estado mental e físico deles, evitando, inclusive, casos de depressão”, destacou.

O projeto defende que, com o aumento da expectativa de vida na cidade de Manaus, é fundamental haver iniciativas de incentivo do contato entre idosos, jovens e crianças, que devem crescer sabendo a importância de respeitar e honrar os mais velhos.

Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM

notícias
PL sobre política de atenção à saúde mental dos profissionais da saúde avança na CMM

PL sobre política de atenção à saúde mental dos profissionais da saúde avança na CMM

Projeto de Lei nº 351/2024 de autoria do vereador Everton Assis foi deliberado e segue para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação

De autoria do vereador Everton Assis (União Brasil), 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (PL) 351/2024 dispõe sobre a “política de atenção à saúde mental de profissionais da saúde pública”, foi deliberado na Sessão Plenária na segunda-feira (14/10), na CMM.

De acordo com o vereador, a criação e implementação deste projeto é de extrema importância, pois reconhece o impacto psicológico do trabalho na linha de frente dos cuidados com a população. A carga emocional, o estresse, e as condições adversas de trabalho podem levar ao esgotamento físico e mental, que, sem apoio adequado, pode resultar em uma série de riscos à saúde do profissional.

“Após conversarmos com alguns profissionais da área da saúde tivemos a iniciativa de elaborar esse projeto de lei dada a necessidade urgente de enfrentar os desafios psicossociais que os trabalhadores da saúde pública enfrentam diariamente. Esses profissionais lidam com pressões intensas, demandas físicas e emocionais elevadas, e condições de trabalho muitas vezes adversas, o que pode resultar em sérios impactos sobre sua saúde mental”, justificou o vereador.

O vereador ressalta que a saúde mental dos profissionais da área da saúde no Brasil tem sido motivo de crescente preocupação, especialmente diante do aumento da demanda e das adversidades enfrentadas, agravadas pela pandemia da Covid-19.

Segundo pesquisa realizada em 2020, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com mais de 14 mil profissionais de saúde, revelou que 45,7% dos profissionais de saúde apresentaram sintomas de transtornos de ansiedade; 38,9% relataram sintomas de depressão; e 13,6% relataram sinais de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

O PL vai à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Manaus para análise e emissão de parecer.

Texto: Ricardo Duarte – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM

notícias
Requerida pelo vereador Elan Alencar, ponte é revitalizada e entregue à população no Cidade de Deus

Requerida pelo vereador Elan Alencar, ponte é revitalizada e entregue à população no Cidade de Deus

De acordo com o parlamentar, impedimento na reconstrução vem de outras gestões municipais

Durante Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Elan Alencar (DC), destacou a entrega de uma ponte à comunidade do Areal, no bairro Cidade de Deus, na zona leste da capital. Segundo Elan, o impasse na reconstrução da ponte, que se arrastava em outras gestões municipais, se concretizou após envio de requerimento do parlamentar à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que executou o serviço.

“A ponte é usada por centenas de pessoas da comunidade, inclusive por crianças para irem à escola. E graças a nossa solicitação e a Prefeitura, isso foi possível ser realizado”, informou Elan.

O parlamentar ressaltou que seu trabalho como vereador é fiscalizar, cobrar, ouvir e resolver as demandas da população.

“Assim tem sido nosso trabalho no bairro de Santa Etelvina, no bairro do Ouro Verde, onde em breve será reinaugurado o complexo esportivo do local. E assim seguimos trabalhando pela cidade de Manaus”, relatou o vereador.

Ações – Elan destacou ainda durante Sessão na CMM, outras ações da gestão municipal atual à população manauara, dentre elas, segundo Elan, a revitalização de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Com isso, um total de mais de 100 mil atendimentos serão realizados com essas novas unidades, dando um suporte maior e melhor para a população de Manaus”, finalizou o vereador.

Texto: Vanessa Rocha – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Divulgação – Assessoria

notícias
PL de Glória Carratte que cria o Mapa da Violência contra Mulheres e Crianças, vai à sanção do prefeito

PL de Glória Carratte que cria o Mapa da Violência contra Mulheres e Crianças, vai à sanção do prefeito

O mapa, que alcançará também adolescentes e pessoas idosas, consiste no agrupamento e na elaboração de estatísticas do atendimento desses grupos pelas políticas públicas do município

O Projeto de Lei (PL) nº 436/2023 de autoria da vereadora Glória Carratte (PSB), que dispõe sobre a criação do Mapa da Violência contra Mulheres, Crianças, Adolescentes e Pessoas Idosas, em Manaus, foi aprovado no Plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), após segunda discussão e encaminhado à sanção do prefeito, na manhã da quarta-feira (16/10).

O PL tem o objetivo de elaborar e agrupar estatísticas de acordo com a localidade da cidade de Manaus, de toda e qualquer forma de violência cometida contra mulheres, crianças, adolescentes ou pessoas idosas. De acordo com o projeto, os dados deverão ser tabulados e analisados, sendo extraídos preferencialmente dos atendimentos realizados pelas áreas da Assistência Social, da Saúde e da Educação.

“A iniciativa reforça todo o conjunto de esforços na direção de reconhecer a violência contra esses grupos vulneráveis, e são esses números que vão permitir dimensionar os problemas. Fico muito feliz com o encaminhamento do projeto à sanção”, ressaltou a vereadora Glória Carratte.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da vereadora

notícias
Elan Alencar apresenta moção de parabenização à Yamaha Motos

Elan Alencar apresenta moção de parabenização à Yamaha Motos

Empresa atingiu a marca de 5 milhões de motos produzidas na segunda-feira (14/10)

O vereador Elan Alencar (DC) apresentou na manhã na quarta-feira (16/10), durante a Sessão Plenária, a moção nº 356/2024 que parabeniza à empresa Yamaha do Brasil.

Na segunda-feira (14/10), a empresa atingiu a marca de 5 milhões de motocicletas em solo nacional.

“Parabéns à Yamaha pelo incrível marco de 5 milhões de motocicletas produzidas no Brasil! Essa conquista é um testemunho do compromisso da empresa com a qualidade, inovação e a paixão pela mobilidade sobre duas rodas”, comentou o parlamentar.

Após atingir a marca histórica, a empresa realizou uma comemoração na fábrica de Manaus. Na ocasião, a moto de número 5 milhões passou pela linha de montagem e foi preservada como item histórico da marca.

Texto: Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Divulgação

notícias
Outubro Rosa: Joelson alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa: Joelson alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O parlamentar destacou que a saúde da mulher deve ser um dos assuntos mais discutidos no parlamento, tendo em vista que as mulheres somam a maior parte da população brasileira

O vereador Joelson Silva (Avante) fez um alerta em suas redes sociais na sexta-feira (18/10) sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar 5.450 novos casos de câncer ainda em 2024, dados estes que preocupam o parlamentar.

O vereador ressalta que é importante reforçar que as mulheres devem cuidar da saúde para a manutenção da qualidade de vida.

“É importante mantermos estas mulheres informadas em todos os canais de comunicação e ainda reforçar que os exames são indispensáveis para saber como está o corpo. O diagnóstico precoce também é importantíssimo para aumentar as chances de cura e de tratamentos”, alerta.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), mastologista Gerson Mourão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma previsão de que, até 2030, o câncer será a principal causa de mortes no mundo, atrás somente das doenças cardiovasculares.

Brasil – O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos).

Cuidados – O médico orienta algumas mudanças de hábitos para evitar o câncer: não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável, evitando comidas processadas e industrializadas e optando por comidas naturais, como frutas, verduras, legumes e opções com fibras.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM